Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Argentina deve fazer o jogo de abertura da Copa América de 2024 nos EUA

Partida será em 20 de junho, na cidade de Atlanta; organizadores pretendem focar na imagem de Messi para ‘bombar’ a competição

Os organizadores da Copa América de 2024 anunciaram na segunda-feira (20) que o estádio Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, receberá a abertura em 20 de junho do ano que vem. E a ideia é que a Argentina, atual campeã do torneio, esteja nessa partida, e não os Estados Unidos, o país-sede.

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e a Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central) querem “abusar’ da imagem do argentino Lionel Messi para promover a competição. O argentino de 36 anos joga atualmente no Inter Miami, clube dos EUA que disputa a MLS, a principal liga de futebol local.

Não por coincidência, a final da Copa América também foi anunciada, para 14 de julho, no Hard Rock Stadium, em Miami. É quase certo também que a Argentina faça um jogo na fase de grupos na cidade da Flórida.

Os grupos

O sorteio dos grupos da Copa América será em 7 de dezembro, também em Miami, no centro de convenções James L. Knight Center, às 21h30 (de Brasília). Os quatro cabeças de chave serão definidos por meio do ranking da Fifa, portanto Argentina, Brasil e EUA já estão confirmados. Se o México garantir vaga na competição, também estará no pote 1 do evento.

Enquanto a Conmebol levará suas dez seleções filiadas à Copa América, a Concacaf tem seis vagas e a classificação feita por critério técnico, por meio da Liga das Nações, Já semifinalistas, EUA e Panamá estão garantidos.

Canadá x Jamaica e México x Honduras fecham as quartas nesta terça (21). Os canadenses são favoritos ao abrirem 2 a 1, mas os mexicanos perderam por 2 a 0 na ida. Mesmo se caírem ainda terão chance de se classificar pela repescagem. Se os mexicanos não estiveram já classificados no início de dezembro no sorteio, o Uruguai deve ser o quarto cabeça de chave.

Na Copa América do Centenário, disputada em 2016 nos EUA, os donos da casa fizeram o jogo de abertura, em 3 de junho, no Levi’s Stadium, na cidade de Santa Clara, na Califórnia, casa do San Francisco 49ers na NF, a liga de futebol americano dos EUA.

Para 2024, a ideia é que a Argentina seja direcionada para a abertura, como atual campeã. O rival, claro, será definido apenas no sorteio de 7 de dezembro.

As demais sedes serão anunciadas em breve. Miami e Atlanta receberão jogos da Copa do Mundo de 2026, que terá os EUA como sede principal, portanto estavam na pré-lista da Copa América.

Atlanta é uma cidade-chave para o evento de 26 porque seu aeroporto tem um dos principais hubs do país, portanto com chegada e saída facilitadas. O centro de imprensa principal, por exemplo, pode ser lá.

O Regulamento

A Copa América terá 16 participantes, os dez filiados à Conmebol, incluindo Brasil, Argentina e Uruguai, e outros seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe).

Estados Unidos e Panamá já estão classificados. As vagas restantes serão definidas por critério técnico, por meio da Liga das Nações, competição organizada pela Concacaf.

Os times serão divididos em quatro grupos de quatro, com confrontos dentro das chaves. Os dois primeiros de cada se classificam para as quartas de final, com jogos eliminatórios até a final.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais