Fluminense e Internacional iniciam o confronto brasileiro que vai levar uma das equipes do Brasil para a grande decisão da Copa Libertadores. As equipes fazem o jogo de ida da semifinal nesta quarta-feira (27), no Maracanã, no Rio, às 21h30 (de Brasília). O Flu busca sua segunda final e seu primeiro título do torneio, enquanto o Colorado quer a terceira conquista continental.
Diniz em busca de sua glória
A partida também tem um peso enorme para o técnico Fernando Diniz. Considerado um dos melhores da nova geração, o treinador interino da Seleção Brasileira quer seu primeiro título de expressão na carreira. Até hoje, por um grande clube, ele só faturou o Campeonato Carioca.
Junto com Fernando Diniz, outro que pode entrar para o “hall da fama” na América do Sul é Cano. O argentino é artilheiro do torneio, com nove gols, e uma eventual conquista pode coroá-lo como “Rei da América”. Marcelo, multicampeão no Real Madrid, é outro personagem tricolor na competição, em busca de sua primeira Libertadores.
São 15 anos, desde 2008, que o Tricolor não sabe o que é estar entre os quatro melhores da América do Sul. Por isso, em menos de duas horas, todos os ingressos foram esgotados, e a expectativa é de que mais de 65 mil torcedores apoiem a equipe pela “Glória Eterna”.
Para o duelo, o técnico Fernando Diniz conta com os retorno de Arias e Paulo Henrique Ganso. O camisa 10 disputa posição com John Kennedy.
Colorado novamente entre os primeiros
Após oito anos, o Internacional está novamente entre os quatro melhores da Copa Libertadores. Em 2015, o Colorado foi eliminado pelo Tigres, do México, e ficou de fora da final. Agora, volta a uma semifinal reforçado e com o retorno do técnico Eduardo Coudet, que levou a equipe às oitavas da competição em 2020.
Muita coisa mudou no Internacional desde o início da Libertadores 2023. O Colorado teve Mano Menezes à frente da equipe na fase de grupos, mas, no mata-mata, o Colorado resolveu apostar em Chacho, e obteve efeito.
A volta do argentino ao Beira-Rio formou uma forte simbiose entre o treinador e a torcida. Além disso, deu aos colorados a possibilidade de sonhar mais uma vez com um título.
O Colorado vai em busca do tricampeonato da América para estancar a seca de 12 anos sem títulos expressivos. A última grande conquista do Inter foi em 2011, quando foi bicampeão da Recopa Sul-Americana, após ser bicampeão da Libertadores em 2010.
Em campo, Chacho deve manter a equipe titular do Inter, com apenas uma mudança: a entrada do espanhol Hugo Mallo na lateral-direita no lugar de Bustos.
Fluminense x Internacional
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Alexsander e Paulo Henrique Ganso (John Kennedy); Jhon Arias, Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Internacional
Rochet; Hugo Mallo, Vitão, Mercado e Renê; Johnny, Charles Aránguiz, Mauricio, Alan Patrick e Wanderson; Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet.
Data e horário: quarta-feira, 27 de setembro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Motivo: jogo de ida das semifinais da Copa Libertadores
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Auxiliares: Juan P. Belatti (ARG) e Diego Bonfá (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Onde assistir: TV Globo e Paramount +