Na primeira partida pelas oitavas de finais da Copa do Brasil, nesta terça-feira (16), Fluminense e Flamengo ficaram no 0 a 0, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
O Flamengo foi superior na maior parte do tempo, mas o Tricolor soube se defender, mesmo com Felipe Melo expulso, e deiou o Fla-Flu em aberto para o próximo confronto.
Pela Copa do Brasil, as equipes voltam a se encontrar no dia 1 de junho, novamente no Maracanã, dessa vez com mando do Flamengo. Lembrando que quem avançar de fase fatura R$ 4,3 milhões.
No fim de semana, o Fluminense faz outro clássico, diante do Botafogo, no sábado (20), no Nilton Santos, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Já o Flamengo recebe o Corinthians, no domingo (21), no Maracanã.
Um Flamengo à moda Fernando Diniz
Quem esperava um Fluminense dominante e um Flamengo mais perdido viu um primeiro tempo totalmente distinto do ́ previsto. O Fla tomou as ações ofensivas desde o primeiro minuto e acuou o Tricolor no campo de defesa.
No provável melhor tempo de Jorge Sampaoli no comando da equipe, o Flamengo acertou a trave e criou diversas oportunidades para ir para o intervalo com até uma boa vantagem. Além de bem ofensivamente, o Rubro-Negro estava organizado.
Se a bola não entrava, o Flamengo também não deixava o Flu jogar. Além das chamadas faltas táticas, o time de Sampaoli com linhas altas sufocou a saída de bola do time de Diniz e o primeiro tempo sem gols foi injusto com o Rubro-Negro.
Marcelo é substituído novamente
Desde que chegou ao Fluminense, Marcelo foi titular em nove jogos. E pela nona vez, o camisa 12 não aguentou a partida e teve que ser substituído. E ainda no primeiro tempo.
Assim como diante do The Strongest-BOL, pela Copa Libertadores, o lateral-esquerdo deixou a partida mais cedo, sendo substituído por Guga. Ele, inclusive, foi o responsável pelo único chute a gol de perigo tricolor nos 45 minutos iniciais.
Gerson: um verdadeiro coringa em campo
Gerson nem era tão cogitado para iniciar entre os titulares, já que estava retornando de lesão. O camisa 20 não só iniciou jogando como foi o “Coringa” que tanto esperam. No ataque e na defesa, ele apareceu o tempo todo e não se escondeu.
Ele foi o principal destaque do primeiro tempo do Flamengo, seja com passes e até com finalização, o camisa 20 se esforçou e mostrou o porque tem tanto confiança de Jorge Sampaoli.
Felipe Melo é expulso
Mais uma vez, Felipe Melo acabou prejudicando a equipe. Em lance logo no início do segundo tempo, não houve tempo para o Tricolor mudar a postura defensiva da primeira etapa.
Em arrancada pela esquerda, Gabigol foi derrubado pelo camisa 30. Na hora, Daronco apenas amarelou o defensor. Após revisão do VAR, constatou que o camisa 10 do Fla iria em direção ao gol e Felipe Melo foi para o chuvieiro mais cedo.
Valente, Fluminense segura o empate
O Fluminense pareceu não sentir estar com um jogador a menos. Após a expulsão de Felipe Melo, o jogo seguiu na mesma toada, mas o Tricolor conseguiu avançar nos contra-ataques em algumas oportunidades.
Na defesa, o Flu seguiu salvando como dava. O goleiro Fábio foi um dos grandes destaques. O Flamengo seguiu martelando - como já estava na primeira etapa - mas não conseguia furar o sistema defensivo tricolor.
Fluminense 0x0 Flamengo
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo, Nino e Marcelo (Guga); André, Gabriel Pirani (Manoel), Lima e Ganso (David Braz); Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Flamengo
Santos; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Thiago Maia (Everton Cebolinha), Gerson e Everton Ribeiro (Vidal); Arrascaeta (Matheus França) e Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli.
Gols: Nenhum
Cartões amarelos: Ganso (Fluminense)
Cartão Vermelho: Felipe Melo (Fluminense)
Motivo: Jogo de ida das oitavas de finais da Copa do Brasil
Data e horário: 16 de maio de 2023 (terça-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Bruno Raphael Pires e Danilo Ricardo Simon Manis
Arbitro de vídeo: Daiane Caroline Muniz dos Santos