Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Diretor do Cruzeiro faz mea-culpa por excesso de técnicos em 2023

Cruzeiro anunciou nesta terça-feira (14) que o diretor técnico Paulo Autuori será o treinador interino até o restante da temporada

Pedro Martins, diretor de futebol do Cruzeiro

Diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins disse nesta terça-feira (14) que as três trocas de técnicos na equipe em 2023 não foram planejadas. Em pronunciamento antes da apresentação de Paulo Autuori como treinador até o fim do ano, o dirigente celeste afirmou que o trabalho não foi pensado com essa grande alternância no comando técnico.

“Nossa total falta de concordância e também desapontamento com a nossa quantidade de treinadores durante a temporada. De maneira alguma a gente projetou, planejou esse Cruzeiro com quatro treinadores em um único ano. De maneira alguma, a gente pensou num projeto desportivo, construiu um projeto para que a gente culminasse e terminasse o mês de novembro dessa maneira”, afirmou.

“A gente vem refletindo muito, vem avaliando, trocando ideias para, primeiro, aprender com os nossos erros, e, segundo, entender que é humanamente impossível resolver todos os problemas crônicos do Cruzeiro em tão pouco tempo”, completou Pedro Martins.

Paulo Autuori, então diretor técnico, foi anunciado nesta terça como treinador interino até o fim de 2023. Ele substituirá Zé Ricardo, demitido no último domingo (12). Pedro Martins também comentou a demissão e disse que a decisão foi tomada também pela “postura de jogadores”.

“A troca está muito mais atrelada ao comportamento da equipe do que necessariamente ao trabalho em si, ao dia a dia do Zé Ricardo e da sua comissão. Tivemos desempenhos que oscilaram, bons jogos, jogos em que a gente viu que a equipe estava evoluindo, e outros nem tanto. Mas optamos por agir, agir pelo momento do clube na competição, agir pela nossa insatisfação em relação à postura de jogadores e da equipe como um todo, de maneira específica. E agir porque acreditamos que podemos fazer diferente”, concluiu.

Técnicos em 2023

O Cruzeiro iniciou o ano de 2023 com o uruguaio Paulo Pezzolano, remanescente de 2022. Em 19 de março, ele anunciou que deixaria o clube, logo após cair nas semifinais do Campeonato Mineiro.

Pezzolano, inclusive, foi anunciado em 4 de abril como treinador do Real Valladolid-ESP. O clube espanhol tem o ex-jogador Ronaldo, sócio majoritário do Cruzeiro, como presidente.

Um dia depois da saída de Pezzolano, o Cruzeiro anunciou a contratação do português Pepa. Ele ficou na equipe até 29 de agosto, quando foi demitido. Depois de um jogo com Fernando Seabra, treinador do sub-20, como interino, o clube foi ao mercado mais uma vez.

Em 5 de setembro, Zé Ricardo foi anunciado como novo técnico do Cruzeiro. Ele foi demitido depois de dez jogos e com o Cruzeiro na zona de rebaixamento para a Série B de 2024.

O Cruzeiro está na 17ª posição do Brasileirão, com 37 pontos em 32 jogos. O Cruzeiro, de Autuori, entrará em campo no sábado (18), às 18h30. Na ocasião, a Raposa enfrentará o Fortaleza no Castelão, na capital do Ceará, em jogo atrasado da 30ª rodada.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.