Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro viaja nesta quinta para Curitiba e treina na sexta no CT do Athletico-PR

Técnico Zé Ricardo definirá o time para o jogo com o Coritiba em último trabalho, na sexta-feira (10), no CT do Caju

Matheus Pereira é um dos destaques que Zé Ricardo levará para Curitiba

A delegação do Cruzeiro viaja na noite desta quinta-feira (9) para enfrentar o Coritiba, no sábado (11), às 16h (de Brasília), no estádio Durival Britto, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A agenda de treinos do time celeste prevê uma atividade em Curitiba na tarde desta sexta-feira (10). Esse trabalho acontecerá no Centro de treinamento do Athletico-PR, a partir das 15h, quando o técnico Zé Ricardo definirá o time que entrará em campo contra o Coxa.

O departamento de futebol cruzeirense divulgou na tarde de quinta-feira a lista de jogadores relacionados para o confronto com o Coritiba.

O Cruzeiro é o 18º colocado no Campeonato Brasileiro. O time celeste tem 37 pontos em 31 jogos e luta contra o rebaixamento.

Com partidas a menos na tabela, como pode ficar a situação do time celeste na classificação após os jogos desta quinta-feira (9)? Dependendo de resultados, o Cruzeiro pode até cair mais uma posição na tabela.

Depois de assistir a vitória do Coritiba por 3 a 0 em cima do América, resultado que rebaixou o Coelho, o Cruzeiro tem muito interesse em outros três jogos: Corinthians x Atlético; Goiás e Santos; Bahia e Cuiabá.

Veja cenários

Corinthians x Atlético

Na 13ª posição, o Corinthians tem 40 pontos, três a mais do que o Cruzeiro. Uma vitória do arquirrival Atlético, o atual 6º colocado, ajudaria o time celeste. Uma derrota corintiana faria a Raposa não ficar tão distante dos paulistas na pontuação: 40 a 37.

Um triunfo atleticano ainda seguraria o número de vitórias do Corinthians. Esse também é um critério de desempate, segundo regulamento do Brasileiro.

O Alvinegro de São Paulo tem nove vitórias, 13 empates e 10 derrotas. O Cruzeiro tem nove vitórias, dez empates e 12 derrotas.

Goiás x Santos

Goiás e Santos fazem um confronto direto entre os adversários do Cruzeiro na luta contra o rebaixamento. O Peixe é o 14º colocado com 38 pontos e dez vitórias. O Esmeraldino é o 18º com 35 pontos e oito vitórias.

Se o Goiás vencer, ultrapassaria o Cruzeiro na tabela (38 a 37). O time celeste cairia para a 18ª colocação com uma vitória goiana.

Em caso de vitória do Santos, o time paulista tomaria quatro pontos de distância do Cruzeiro (41 a 37).

Se a partida terminar empatada, o Santos chegaria aos 39 pontos, dois a mais do que o Cruzeiro. O Peixe teria também dois jogos a mais do que os mineiros.

Já o Goiás somaria apenas um ponto, chegaria aos 36, e continuaria abaixo na classificação.

Bahia x Cuiabá

Bahia e Cuiabá também fazem um jogo considerado de seis pontos entre adversários diretos do Cruzeiro na luta contra o Z4.

O Tricolor, 15º colocado, tem a mesma pontuação do Cruzeiro: 37.

Se o Bahia vencer, iria a 40, com dois jogos a mais (33 a 31) e duas vitória a mais do que a equipe de Zé Ricardo (11 a 9). Se empatar, chegaria aos 38 pontos, apenas um a mais do que o Cruzeiro. Ressaltando que a equipe mineira teria dois jogos a menos em relação aos baianos.

O Cuiabá, atual 12º colocado, tem 42 pontos. Se vencer, o Dourado chegará aos 45, pontuação considerada “mágica” pelos matemáticos na luta contra o rebaixamento.

Se a partida ficar empatada, o Cuiabá chegaria aos 43 pontos.

O Dourado tem 11 vitórias na competição, também com um jogo a mais do que o time celeste.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.