Em uma partida bastante equilibrada, o Palmeiras venceu o Cruzeiro na noite desta segunda-feira (14), no Allianz Parque, em São Paulo, por 1 a 0. No último lance do jogo, Flaco López garantiu o triunfo para a equipe de Abel Ferreira.
Com o resultado, o time celeste chegou ao quinto jogo seguido sem vitória na Série A do Campeonato Brasileiro.
Apesar de ter tido mais posse de bola, o Palmeiras viu o Cruzeiro chegar com mais perigo. O goleiro Marcelo Lomba impediu dois golaços em chutes de William e Papagaio, além de Wesley ter desperdiçado a grande chance do jogo.
Por causa da vitória, o time de Abel Ferreira alcançou os 34 pontos na tabela (2º colocado), enquanto os comandados de Pepa se mantiveram com 24 (12º).
Próximos jogos de Palmeiras e Cruzeiro
O Palmeiras voltará a jogar no sábado (19), às 18h30 (de Brasília), contra o Cuiabá, fora de casa. Já o Cruzeiro receberá o Corinthians, também no sábado (19), às 21h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.
Vital vira dúvida no Cruzeiro
Uma das quatro novidades no time titular, Mateus Vital sentiu o ombro direito logo aos seis minutos do primeiro tempo. Após uma dividida com Jhon Jhon, o meia não conseguiu ficar em campo e foi substituído por Filipe Machado.
Cruzeiro quase abre o placar
Aos 28’ do primeiro tempo, William recebeu um passe e, de meia distância, quase marcou um golaço para o Cruzeiro. Após um desvio no meio do caminho, o goleiro Marcelo Lomba evitou o gol cruzeirense no Allianz Parque.
Rafael Cabral evita gol do Palmeiras
Aos 36’, Raphael Veiga recebeu um passe em profundidade e chutou forte na direção do gol do Cruzeiro. Bem posicionado, Rafael Cabral manteve o placar zerado.
Papagaio perto de marcar golaço
Aos 49’ da etapa inicial, Papagaio recebeu próximo à área e finalizou com força no rumo do gol. A bola ia entrando no ângulo, mas Lomba voltou a impedir o primeiro gol do Cruzeiro.
Primeiro tempo equilibrado
Em um primeiro tempo bastante equilibrado, Palmeiras e Cruzeiro foram para o intervalo com o placar em branco.
Segundo o Sofascore, enquanto o time de Abel Ferreira teve mais posse de bola (58%), a equipe de Pepa chegou com mais perigo (3 a 1 em finalizações no rumo do gol).
Palmeiras perde grande chance
Aos 6’ do segundo tempo, Raphael Veiga cobrou falta no meio-campo e deixou Artur livre. Dentro da área, sozinho, o camisa 14 do Palmeiras chutou por cima do gol de Rafael Cabral.
Bruno Rodrigues de volta ao Cruzeiro
Após não ter sido relacionado para os duelos com o Athletico-PR e Botafogo, Bruno Rodrigues voltou a atuar pelo Cruzeiro. Aos 21’ da etapa final, o camisa 9 entrou na vaga de Arthur Gomes. Gilberto ocupou a vaga de Papagaio, que fez sua primeira partida como titular.
Wesley desperdiça a chance do jogo
Aos 25', Wesley recebeu um belo passe de Lucas Silva em profundidade e, cara a cara com Marcelo Lomba, perdeu a chance do jogo. Na hora de finalizar, o camisa 11 acertou a rede do lado de fora.
Palmeiras marca no último lance
Aos 50' do segundo tempo, Raphael Veiga cruzou e, em uma bobeada da defesa cruzeirense, Flaco López marcou o gol da vitória do Palmeiras. O lance chegou a ser analisado pelo VAR, mas não houve impedimento do atacante.
Palmeiras x Cruzeiro
Palmeiras
Marcelo Lomba; Mayke, Murilo, Gustavo Gómez e Vanderlan; Zé Rafael (Flaco López), Gabriel Menino (Richard Ríos), Jhon Jhon (Breno Lopes) e Raphael Veiga; Rony (Endrick) e Artur (Luís Guilherme). Técnico: Abel Ferreira.
Cruzeiro
Rafael Cabral; William (Palacios), Neris, Luciano Castán e Marlon (Kaiki); Matheus Jussa, Lucas Silva e Mateus Vital (Machado); Wesley, Arthur Gomes (Bruno Rodrigues) e Papagaio (Gilberto). Técnico: Pepa.
Gol: Flaco López (aos 50'2ºT)
Cartões amarelos: Gustavo Gómez e Vanderlan (Palmeiras); Matheus Jussa, Gilberto e Palacios (Cruzeiro)
Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 14 de agosto de 2023, segunda, às 19h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Farinha (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)