Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro e Matheus Pereira: por que tempo de contrato é um dos entraves da negociação

Cruzeiro ainda precisa entrar em acordo com o Al- Hilal sobre duração do vínculo do meia-atacante Matheus Pereira

Matheus Pereira volta a ser alvo do Cruzeiro, que também tentou o jogador em janeiro deste ano

O Cruzeiro trabalha na tentativa de fechar, ainda nesta janela de transferências, a contratação do meia-atacante Matheus Pereira, de 27 anos, que pertence ao Al-Hilal, da Arábia Saudita. A negociação, que não é fácil, tem o tempo de contrato como um dos entraves.

A Itatiaia apurou que a direção cruzeirense enviou ao clube saudita uma proposta de empréstimo até o fim de 2024. Por sua vez, o Al-Hilal deseja ceder o meia-atacante apenas até junho do próximo ano, um 12 meses no total.

A pretensão do Al-Hilal é valorizar Matheus Pereira neste um ano de futebol brasileiro para tentar negociá-lo em definitivo com clubes europeus na janela de junho de 2024. O Cruzeiro serviria como espécie de vitrine para o plano ser viabilizado.

Pereira foi comprado pelo Al-Hilal em 2021 por 18 milhões de euros. Justamente por isso, o clube tem a intenção de recuperar parte desse investimento na janela do próximo ano.

Cruzeiro quer empréstimo

O Cruzeiro aposta inicialmente na proposta de um empréstimo por um ano e meio, que mantenha Matheus Pereira na Toca da Raposa II até dezembro de 2024.

Apesar disso, o clube não descarta fazer um investimento na compra dos direitos, mas dentro da realidade atual.

Em janeiro passado, o Cruzeiro já havia tentado a contratação do meia-atacante por empréstimo, mas as conversas não avançaram.

Ainda em janeiro, Botafogo e Corinthians também buscaram pelo jogador, mas se assustaram com a pedida salarial. O jogador acertou empréstimo para o Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos.

Momento do Al-Hilal

O aproveitamento de Matheus Pereira no Al-Hilal é improvável neste momento. O clube é um dos que recebeu um investimento milionário para a próxima temporada. O time contratou o português Rúben Neves, que atua na mesma posição que o brasileiro, por 60 milhões de dólares (cerca de R$ 290 milhões).

O Al-Hilal será comandado por Jorge Jesus. O técnico, inclusive, já tentou a contratação do atacante Pedro, do Flamengo. O clube saudita segue no mercado em busca de reforços para o início da temporada, previsto para agosto.

Histórico de Matheus Pereira

Matheus Pereira chegou ao Al-Hilal em 2021, após temporada de destaque no West Bromwich-ING. Atuou pelo clube saudita por uma temporada e meia. Acumulou 42 jogos, com três gols e 15 assistências.

O atleta é natural de Belo Horizonte, mas nunca atuou por um clube brasileiro. Ele fez as categorias de base no Sporting-POR, onde também fez a estreia como profissional. Passou ainda, por empréstimo, por FC Nürnberg-ALE e Chaves-POR.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.