Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro e América vão juntos em voo fretado para clássico inédito em Brasília

Avião partirá do Aeroporto de Confins na próxima sexta-feira, com as duas delegações na mesma aeronave

Estádio Mané Garrincha será palco do primeiro jogo entre América e Cruzeiro fora de MG

O clássico centenário entre América e Cruzeiro ganhará ingredientes históricos nesta edição do Campeonato Mineiro. Pela primeira vez em 102 anos os clubes se enfrentarão fora de Minas Gerais. A partida acontecerá em Brasília, no estádio Mané Garrincha, no sábado (4), às 16h30, no Mineirão, pela terceira rodada do Estadual.

O América “vendeu o mando de campo” para uma empresa do Distrito Federal, que tem levado partidas de outras praças para movimentar o calendário futebolístico na capital do Brasil. E, como as despesas logísticas são de total responsabilidade da organizadora da partida fora de Minas Gerais, um fato curioso: as delegações de América e Cruzeiro seguirão no mesmo voo fretado para o Centro-Oeste.

Segundo apuração da reportagem, a empresa aérea já prepara uma operação especial para levar as duas equipes para o jogo do fim de semana. Haverá, segundo informações preliminares, uma separação física para que cruzeirenses e americanos viagem com tranquilidade e sem tanto contato.

É provável que o embarque aconteça pelas duas portas da aeronave, com uma delegação entrando no avião pela porta dianteira, enquanto a outra acessaria pela parte traseira. Uma cortina, aí já na parte interna, separaria as alas de cada clube no avião.

Partidas fora de BH

América e Cruzeiro já fizeram jogos fora de Belo Horizonte, cidade-natal de cada clube. No entanto, Longe de Minas Gerais, segundo levantamento de jogos por parte do Cruzeiro, será a primeira vez.

De 1921 até 1996, as partidas foram disputadas em estádio da capital mineira, como no Barro Preto, Alameda, Lourdes, Mineirão e Independência, já na fase “moderna” do futebol estadual.

Em 1996 aconteceu o primeiro jogo entre os clubes fora da capital, disputado em Varginha, no estádio Dilzon Melo.

Em 2000, o jogo entre Raposa e Coelho aconteceu em Ipatinga, pela Copa João Havelange. Como também aconteceu em 2001, pelo Campeonato Brasileiro.

Entre 2011 a 2013, os jogos aconteceram fora de Belo Horizonte por causa das reformas de modernização do Mineirão e Independência. Com isso, o clássico foi jogado em Varginha, Sete Lagos e Uberlândia.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).
Repórter do ‘Seu nome, seu bairro’ na Itatiaia.