O Coritiba comunicou, na noite desta quarta (10), que afastou dois jogadores do elenco principal. Alef Manga e Jesús Trindade foram citados em conversas de apostadores obtidas pelo Ministério Público do Goiás no âmbito da Operação Penalidade Máxima e estão fora do jogo contra o Vasco, nesta quinta (11).
“O Coritiba Foot Ball Club informa que, em virtude dos eventos noticiados hoje no âmbito da operação Penalidade Máxima 2, os atletas Alef Manga e Jesús Trindade não estão relacionados para o jogo desta quinta-feira (11), contra o Vasco da Gama”, diz a curta nota divulgada pelo clube em suas redes sociais.
Não há comprovação formal da participação dos jogadores no esquema. O nome dos atletas consta numa planilha dos apostadores em documentos obtidos pela investigação. Eles, supostamente, se envolveram no esquema que pagava atletas para receber cartão amarelo durante os jogos.
Leia mais
Richard, do Cruzeiro, e atletas do América são citados pelo MP em esquema de apostas Apostadores prometeram mais de R$ 1 mi a jogadores; veja valores e jogos denunciados Santos afasta Eduardo Bauermann após denúncia do Ministério Público
A Operação Penalidade Máxima
O
Os apostadores aliciavam atletas para que eles fossem punidos ao longo de partidas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2022. Também há registros de manipulação em jogos de alguns estaduais de 2023. A Operação Penalidade Máxima teve, até agora, duas fases.
São quinze jogadores formalmente denunciados e outras nove pessoas classificadas como intermediários entre os atletas e os apostadores. Bruno Lopez de Moura é apontado pelo Ministério Público como chefe da quadrilha.