O Corinthians reencontrou o caminho das vitórias nesta quarta-feira (25), quando venceu o Cuiabá por 1 a 0, na Arena Pantanal, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marcou a quebra de uma sequência de seis jogos sem vitórias do Timão na atual temporada.
O gol da vitória foi anotado pelo atacante Ángel Romero, já nos minutos finais da partida. O jogador se aproveitou de escorada do zagueiro Gil para a grande área e apenas completou para o gol vazio aos 34 minutos da segunda etapa.
Com a vitória, o Corinthians sobe parcialmente na tabela e passa a ocupar a 13ª colocação, com seis pontos de vantagem para a zona de rebaixamento. Já o Cuiabá se mantém no 11º posto na tabela.
Times mudados
Corinthians e Cuiabá tiveram mudanças significativas nas escalações para a partida desta quarta-feira (25). Pelo lado do Timão, Mano Menezes fez cinco alterações em relação ao time que começou contra o América.
Na linha de defesa, Bruno Méndez e Fábio Santos tomaram as posições de Fagner e Matheus Bidu. O meio de campo teve as entradas de Maycon e Giuliano nos lugares de Gabriel Moscardo e Ruan Oliveira. Romero entrou no lugar de Pedro no ataque.
Pelo lado do Cuiabá, António Oliveira não pôde escalar Jonathan Cafu, que está emprestado pelo Timão. A solução proposta foi a entrada de Isidro Pitta, um centroavante de referência, para atuar deslocado à esquerda.
“Quase Puskás”
Ainda no primeiro tempo da partida, a Arena Pantanal quase presenciou um verdadeiro gol de placa do Corinthians. A jogada parou em linda defesa do goleiro Walter, digna de considerá-la a “lei do ex” dos goleiros.
No lance, Renato Augusto se aproveitou de sobra da defesa adversária e trouxe para a direita. Quando abriu espaço, deu um leve toque por cobertura, que por pouco não superou o goleiro cuiabano, que fez bela defesa de costas para a rede.
Inusitado
Um lance curioso de cartão amarelo ocorreu pouco antes do intervalo. Giuliano recebeu na intermediária e deu passe de difícil compreensão, nos pés de Fernando Sobral, volante do Cuiabá.
Bastaram poucos segundos para que o erro fosse compreendido pelos presentes. O árbitro André Luiz Policarpo Bento deu cartão amarelo ao volante por falta técnica. No lance, o jogador pediu o passe para Giuliano como se fosse um companheiro de equipe, algo que a regra prevê como digna de advertência.
Cansaço bateu
O Corinthians encontrou sérias dificuldades para conseguir competir com o Cuiabá na segunda metade do jogo. Algo que pareceu passar não só pelo calor tradicional na cidade, como também pela escalação mais experiente escolhida por Mano Menezes.
As substituições não demoraram a aparecer. A primeira delas foi a entrada de Gabriel Moscardo na vaga de Fausto Vera, que voltou do intervalo com o calção acima das coxas, indicando algum desgaste na área.
Chorado!
O Corinthians abriu o placar em Cuiabá já nos minutos finais da partida, com Ángel Romero. Na jogada, Matías Rojas bateu falta no segundo pau, encontrando Gil. O camisa 4 escorou para o meio e encontrou o atacante paraguaio, que completou para o fundo do gol.
O lance foi revisado pelo VAR e gerou uma paralisação de dois minutos antes de confirmar a decisão de campo. A posição de Gil, no primeiro cruzamento, demandou o tracejo das linhas.
Cuiabá 0x1 Corinthians
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme (PK); Raniele, Lucas Mineiro e Fernando Sobral (Ronald Lopes); Clayson, Isidro Pitta (Wellington Silva) e Deyverson. Técnico: António Oliveira
Corinthians
Cássio; Bruno Méndez, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Fausto Vera (Gabriel Moscardo), Maycon (Roni), Giuliano (Fagner) e Renato Augusto (Matías Rojas); Romero (Ruan Oliveira) e Yuri Alberto. Técnico: Mano Menezes
Gols:
Ángel Romero (33 min 2ºT), para o Corinthians
Cartões amarelos
Fernando Sobral, do Cuiabá
Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos, do Corinthians
Cartão vermelho
Público: 36.621 pagantes
Renda:
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 25 de outubro de 2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Árbitro: André Luiz S. Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG-FIFA) e Alessandra Alvaro Rocha de Matos (BA)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN-FIFA)