O Botafogo caminha a passos largos para ser campeão da Série A do Campeonato Brasileiro. Jogando na noite deste sábado (12), em partida da 19ª rodada, o Alvinegro bateu o Internacional, de virada, por 3 a 1, e manteve 100% de aproveitamento no Estádio Nilton Santos.
A equipe saiu atrás, após falha de Lucas Perri, aproveitada por Maurício, mas teve forças e futebol para atropelar o Inter na segunda etapa e virar com tranquilidade. Victor Sá, Nico Hernández (contra) e Luís Henrique marcaram para a equipe carioca. No final, Pedro Henrique descontou novamente, mas o gol foi anulado.
Como ficam na tabela?
O Botafogo é mais líder do que nunca, com 47 pontos, 16 à frente dos rivais mais próximos, que têm um jogo a menos. Por isso, o Glorioso garantiu uma vantagem de pelo menos 13 pontos ao final da rodada.
Já o Inter recebeu um balde de água fria após a heroica classificação diante do River Plate-ARG, no meio da semana. Começou bem, saiu ganhando, mas não foi páreo para o Botafogo. O Colorado soma 24 pontos no Brasileiro. Seis à frente do Z4. Seis atrás do G6. Tudo isso, com um jogo a mais.
Próximos desafios
Com as duas equipes fora da Copa do Brasil, em confronto no meio de semana, Botafogo e Internacional darão folga neste domingo (13) aos seus jogadores e iniciam a preparação para a próxima rodada do Brasileiro na próxima semana.
Líder, o Botafogo começa o returno jogando fora de casa, no sábado (19), diante do São Paulo, no Morumbi, às 16h (de Brasília). No primeiro confronto, no Rio de Janeiro, o Bota venceu por 2 a 1.
Já o Colorado recebe o Fortaleza, no mesmo dia e mesmo horário que o Botafogo, no Beira Rio. Por jogar três dias depois pela Copa Libertadores, em La Paz, diante do Bolívar, Coudet deve usar um time misto. No primeiro jogo, no Ceará, empate por 1 a 1, no primeiro turno do Brasileiro.
Cada vez mais avassalador
É difícil explicar o que é o Botafogo no Estádio Nilton Santos. Não é só bom futebol. A atmosfera encontrada em casa se tornou o maior trunfo do clube para buscar osonhado título brasileiro.
Antes sonhado, agora mais do que uma realidade quase palpável. O Botafogo caminha a passos largos para se tornar campeão brasileiro.E de forma avassaladora.
Dez jogos em casa, dez vitórias. Apenas duas derrotas em toda a competição. Esse Botafogo veio para fazer história e está construindo uma das mais bonitas que já vimos no futebol brasileiro.
Estádio com nome do ídolo: 100% no Nilton Santos
O Botafogo fechou o primeiro turno com 100% de aproveitamento jogando no Estádio Nilton Santos. A equipe, simplesmente, venceu todos os dez jogos que fez como mandante no Brasileiro.
Dos 47 pontos até aqui, 30 foram conquistados ao lado de sua torcida, que mais uma vez foi um show à parte. Mesmo saindo atrás no marcador, não deixou de apoiar e colocou o Botafogo a passos largos para o título. Se ele vier mesmo, a estrela de Nilton Santos brilhará com seu nome no estádio.
Lucas Perri irreconhecível
Considerado por muitos o melhor goleiro do Brasileiro, Lucas Perri teve uma jornada extremamente infeliz nesta noite no Nilton Santos. E logo ele que é um dos responsáveis pela liderança do Alvinegro na Série A.
Em uma jogada despretensiosa, Maurício conseguiu finalizar cruzado e o goleiro ao tentar encaixar soltou a bola. O que deu tons de bizarro no lance, foi que o arqueiro virou para procurar a redonda, achando que tinha passado.
Maurício, sem trabalho algum, foi mais esperto que a defesa botafoguense e ele mesmo chegou para empurrar logo no início da partida e marcar o primeiro do Colorado. No final, o goleiro ainda falhou outra vez, mas Pedro Henrique estava em posição ilegal ao marcar.
Nas mãos de Bruno Lage
Para o segundo tempo, o técnico português corrigiu algumas falhas da primeira etapa. E teve seu dedo na virada espetacular do Glorioso. Primeiro, Luís Henrique, que tinha acabado de entrar, rolou para Victor Sá e Rochet aceitou.
Depois ele novamente cruzou para Janderson - outra mudança do treinador - dividir com Nico e ver o zagueiro do Colorado mandar contra o próprio patrimônio. Ainda deu tempo de Luís Henrique receber de Eduardo para invadir a área e confirmar os 100% no primeiro turno em casa.
Botafogo 3x1 Internacional
Botafogo
Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Júnior Santos) e Lucas Fernandes (Luís Henrique); Victor Sá (Danilo Barbosa), Gustavo Sauer (Janderson) e Eduardo (Philipe Sampaio). Técnico: Bruno Lage.
Internacional
Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Gabriel, Charles Aránguiz (Bruno Henrique) e Maurício (Nico Hernández); Wanderson (Pedro Henrique) e Alan Patrick (Matheus Dias); Enner Valencia (Luiz Adriano). Técnico: Eduardo Coudet.
Gols: Victor Sá (9 min 2ºT), Nico Hernández, contra (9 min 2ºT) e Luís Henrique (27 min 2ºT) para o Botafogo; Maurício (17min 1ºT) para o Internacional
Cartões amarelos: Adryelson, Janderson (BOT); Rochet, Gabriel, Mercado (INT)
Cartão Vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 12 de agosto de 2023 (sábado), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Auxiliares: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)