Ouvindo...

Basquete: Minas segue fechado com o NBB e define base de nova equipe

Na crise do basquete nacional, clube minastenista fica do lado da Liga Nacional de Basquete - LNB

Minas, do pivô Alexandre Paranhos, seguirá na disputa do NBB, torneio que ajudou a fundar em 2008

Um dos maiores clubes poliesportivos do Brasil, o Minas Tênis Clube tem um lado em meio ao cenário de crise no basquete nacional: o da Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do Novo Basquete Brasil (NBB). O Minas é um dos fundadores da liga e, inclusive, já conta com um time-base para a disputa da temporada 2023/2024.

O cenário de crise foi exposto assim que a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) retirou a chancela do NBB, em 29 de junho, depois de concedê-la em 2008. Com isso, o torneio passou a ser considerado “não oficial” para classificação a competições internacionais e para a própria CBB.

Como resposta, a LNB se reuniu, e 20 clubes assinaram termo de “compromisso com o desenvolvimento da modalidade”, visando à disputa da temporada 2023/2024 - veja a lista completa ao fim desta reportagem.

Além do NBB, o Minas disputaria a Liga Sul-Americana da Fiba, torneio de segundo escalão do continente - abaixo da Champions League Américas. Contudo, com a retirada da chancela, há incerteza quanto à disputa deste campeonato.

Time

Em relação à equipe da temporada 2022/2023, somente o técnico Leo Costa e o restante da comissão estavam garantidos. O Minas parou nas quartas do Super 8; foi terceiro colocado da Champions League Américas; e quarto do NBB.

O clube ainda não anunciou nenhuma contratação, mas há situações acertadas. O ala Felipe Vezaro, o ala-pivô Renan Lenz e o pivô Alexandre Paranhos renovarão com o Minas.

Já quanto a contratações, os armadores argentinos Franco Baralle, ex-Quimsa-ARG, e Nicolás Copello, ex-Instituto-ARG; o ala-armador argentino Chuzito González, também ex-Instituto-ARG, e o ala-armador Danilo Fuzaro, ex-Bauru; e os ala-pivôs Rafael Mineiro, ex-Flamengo; e Gemerson Barbosa, outro ex-Bauru, têm acordo para reforçar o Minas por um ano.

Clubes que assinaram comunicado de compromisso com a LNB

  1. Associação Atlética Unifacisa – PB

  2. ABAP – Associação Basquetebol Arte de Pato Branco – PR

  3. Associação Bauru Basketball Team – SP

  4. Associação Beneficente Cultural Desportiva Bandeirantes – Rio Claro – SP

  5. Associação Desportiva de Mogi das Cruzes – SP

  6. Associação Esportiva e Recreativa Cerrado – DF

  7. Botafogo de Futebol e Regatas – RJ

  8. Brasília Basquete – LB Produções e Eventos – DF

  9. Caxias do Sul Basquete Associação Esportiva e Recreativa – RS

  10. Club Athletico Paulistano – SP

  11. Club de Regatas Vasco da Gama – RJ

  12. Clube de Regatas do Flamengo – RJ

  13. Esporte Clube Pinheiros – SP

  14. Esporte Clube União Corinthians – RS

  15. Fortaleza Basquete Cearense – CE

  16. Minas Tênis Clube – MG

  17. São José Desportivo – SP

  18. São Paulo Futebol Clube – SP

  19. Sesi Franca Basquete – SP

  20. Sport Club Corinthians Paulista – SP

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.