Ouvindo...

Rebaixado, América volta à Série B do Brasileiro após três anos

Coelho foi superado pelo Coritiba, nesta quarta-feira (8) e disputará Segunda Divisão em 2024

Danilo Avelar, do América, durante derrota diante do Coritiba

O América está, mais uma vez, rebaixado no Campeonato Brasileiro. O time de Fabián Bustos foi superado pelo Coritiba por 3 a 0, nesta quarta-feira (8), no Independência, em Belo Horizonte e caiu com cinco rodadas de antecedência. O time retornará à Segunda Divisão após três anos.

O Coelho estava na elite do futebol brasileiro desde 2021. Foi o período mais longo da equipe disputando, consecutivamente, a principal divisão nacional.

A primeira campanha no retorno à Série A, em 2021, foi surpreendente. O time mineiro acabou na 8ª colocação e se classificou para a Copa Libertadores do ano seguinte.

Em 2022, o Coelho repetiu o bom rendimento no Brasileirão. Ao terminar a competição na 10ª colocação, garantiu vaga na Copa Sul-Americana. O time brigou, até as últimas rodadas, novamente por vaga na Libertadores.

O ano de 2023 começou cercado de expectativas. O time foi vice-campeão do Campeonato Mineiro, superando o Cruzeiro nas semifinais e tinha boas projeções para a temporada. No entanto, a campanha no Brasileirão foi decepcionante.

Até aqui, em 33 rodadas, são quatro vitórias, nove empates e 20 derrotas. Com 21 pontos somados, o América é o lanterna da competição.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.