Ouvindo...

América é goleado pelo Palmeiras e chega ao sétimo jogo sem vitória no Brasileirão

América perdeu por 4 a 1 para o Palmeiras, neste domingo (30), e se manteve distante de deixar a zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro

Rony, do Palmeiras, chuta para marcar contra o América, durante partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro

Na luta contra o rebaixamento, o América perdeu para o Palmeiras por 4 a 1, neste domingo (30), em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do time paulista no Independência, em Belo Horizonte, foram marcados pelo zagueiro Murilo e pelos atacantes Arthur e Rony, duas vezes. O Coelho chegou a diminuir com o lateral-esquerdo Nicolas, de falta, mas nada que evitasse o sétimo jogo sem vitória na competição.

Em má fase no Campeonato Brasileiro, o América está na 19ª colocação e se manteve com 10 pontos, cinco a menos que o Goiás, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Já o Palmeiras chegou aos 31 pontos e empatou com o vice-líder Flamengo. Agora, o Verdão, que está em terceiro, soma doze pontos a menos que o primeiro colocado, o Botafogo.

O jogo

O América começou melhor a partida em relação ao Palmeiras, com mais posse de bola, mas sem eficácia para levar perigo à meta do goleiro Weverton. Aos 16 minutos, os paulistas foram oportunos. Em falta cobrada pela esquerda, o meio-campista Gabriel Menino encontrou a cabeça de Murilo. O zagueiro artilheiro testou forte, sem chances para Mateus Pasinato: 1 a 0.

Com o gol, o América se expôs em busca do empate e gerou espaços para o Palmeiras ampliar. Aos 25 minutos, os paulistas tiveram outra oportunidade em bola parada. Após bate rebate na área, o meio-campista Zé Rafael tocou de cabeça para Rony. O atacante teve tempo de dominar a bola, ajeitar o corpo e deslocar o goleiro Mateus Pasinato: 2 a 0.

Após sofrer com a bola parada do Palmeiras, o América revidou. Martínez avançou com a bola e foi parado com falta pelo zagueiro Gustavo Gómez, que recebeu cartão amarelo. Na cobrança, o lateral-esquerdo Nicolas finalizou forte, de longe, e contou com desvio na barreira para enganar o goleiro Weverton: 2 a 1.

Segundo tempo

O cenário do primeiro tempo se repetiu na etapa final. Logo aos sete minutos, o lateral-direito Mayke, do Palmeiras, recebeu passe na intermediária e cruzou com perigo. O atacante Arthur chegou antes de Mateus Pasinato na bola e cabeceou para o gol vazio: 3 a 1. Novamente, em uma lance aéreo, os visitantes ampliaram.

Aos 13 minutos, outra grande chance para o Palmeiras - desta vez, em jogada rápida pela faixa central do campo. O zagueiro Murilo conseguiu achar um passe de ruptura do campo de defesa. O meia Raphael Veiga, de forma inteligente, tocou de primeira para Rony. O atacante alviverde driblou o zagueiro Éder antes de finalizar: 4 a 1.

Próximos compromissos

O América voltará a entrar em campo às 21h (de Brasília) desta quinta-feira (3), mas pela Sul-Americana. O Coelho enfrenta o Red Bull Bragantino, em duelo de ida das oitavas de final. O confronto, decisivo para o time de Vagner Mancini, será realizado no Independência.

O Alviverde Mineiro retorna as atenções para o Campeonato Brasileiro somente no próximo domingo (6), às 18h30 (de Brasília), quando enfrenta o Bahia, pela 18ª rodada. O jogo poderá dar sobrevida ao América na competição, visto que o Tricolor de Aço também luta contra o rebaixamento neste fim de primeiro turno.

Já o Palmeiras permanece em Belo Horizonte para enfrentar o Atlético, às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (2), no Mineirão, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O Verdão voltará a jogar pelo Brasileiro apenas às 21h do próximo sábado (5), quando visitará o Fluminense no Maracanã, em partida válida pela 18ª rodada.

América 1 x 4 Palmeiras

América

Mateus Pasinato; Daniel Borges, Iago Maidana, Éder, Nicolas; Alê (Breno), Martínez (Lucas Kal), Benítez (Juninho); Pedrinho, Paulinho Boia (Matheusinho) e Mastriani (Rodrigo Varanda). Técnico: Vagner Mancini.

Palmeiras

Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez; Zé Rafael (Richard Ríos), Gabriel Menino, Artur (Breno Lopes), Raphael Veiga (Luis Guilherme), Jhon Jhon; Rony (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira.


Gols

Nicolas (39min 1ºT), do América; Murilo (18min 1ºT), Arthur (7min 2ºT) e Rony (25min 1ºT e 14min 2ºT), do Palmeiras

Cartões amarelos

Paulinho Boia (16min 1ºT) e Juninho (32min 2ºT), do América; Gustavo Gómez (37min 1ºT), do Palmeiras

Motivo: 17° rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Data e horário: 30 de julho de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília)

Local: Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Braulio da Silva Machado

Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos e Henrique Neu Ribeiro

Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques

Transmissão

Rádio Itatiaia, no 95,7 FM e no Youtube, a partir das 15h30 (de Brasília)

TV: Globo e Premiere

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.