O América tem a segunda pior defesa das quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Na lanterna da Série A, o Coelho sofreu 32 gols em 14 jogos, o que corresponde à média de 2,2 gols sofridos a cada partida.
Com 9 pontos conquistados, a equipe americana venceu apenas dois compromisso na elite nacional - contra Fortaleza e Corinthians, ambos em casa. A vitória sobre o Corinthians por 2 a 0, na 9ª rodada foi a única das 14 partidas em que o América não saiu de campo vazado.
Os números negativos do Coelho no Brasileirão 2023 são refletidos também na comparação entre todas as divisões. Com todos os campeonatos chegando à metade do calendário, o time mineiro só sofreu menos gols que o Interporto-TO, que disputa a Série D. Em 12 jogos na competição, o time de Tocantins sofreu 42 gols - média de 3,5 gols sofridos por jogo.
Curioso é que o “Top 5" é formado apenas por equipes das Série A e D. Além do Interporto em 1º e o América em 2º, quem fecha o pódio é o Globo-RN, também da 4ª divisão, com 29 gols sofridos em 12 jogos - média de 2,41 gols por jogos.
Em 4º lugar, está o Coritiba, que disputa a Série A, com 28 gols sofridos em 14 jogos - média de dois por partida. Fechando o “Top 5", o Ariquemes-RO, da Série D, tem 27 gols sofridos em 12 jogos - média de 2,25 a cada compromisso.
Média de gols sofridos também é ‘pesadelo’ do Coelho
Tendo em vista o diferente número de partidas disputadas por cada um dos cinco times, a média de gols sofridos também pode ser usada como parâmetro. Isso porque foram jogadas de 12 a 16 rodadas em cada um dos campeonatos.
Nesse recorte, a pior média segue sendo do Interporto-TO, com 3,5 gols sofridos por jogo. Na sequência estão: Globo-RN (2,41 gols sofridos por jogo); Ariquemes-RO (2,25 gols sofridos por jogo); América (2,2 gols sofridos por jogo); e Coritiba (2 gols sofridos por jogo).
Apesar dos números ruins na Série A do Brasileirão, o América ainda pode se reerguer nas outras duas competições que disputa. Na Copa Sul-Americana, está nos playoffs de acesso às oitavas de final e decide a vaga em casa contra o Colo-Colo-CHI (após derrota na ida por 2 a 1). Já na Copa do Brasil, é o único mineiro vivo e disputa as quartas de final contra o Corinthians (venceu em casa na ida por 1 a 0).