Tocantinópolis e América empataram em partida nesta terça-feira (28), válida pela 1ª fase da Copa do Brasil. O confronto foi realizado no estádio Ribeirão, em Tocantinópolis-TO, e contou com paralisação de quase 1h20 após queda de luz.
Em campo, o Coelho abriu o placar de pênalti com Wellington Paulista, logo nos minutos iniciais. Em seguida, veio a interrupção do jogo, e no retorno, quem mais jogou com perigo foi o Tocantinópolis, que empatou no começo da segunda etapa com Chico Bala.
Seguindo o regulamento da competição, a decisão se dá em jogo único, na casa do time de ranking mais baixo na CBF - no caso, o Tocantinópolis. Por outro lado, a equipe visitante pode se classificar com um empate - justamente o que aconteceu com o América.
100 vezes Lucas Kal
Titular nesta terça (28), na estreia do Coelho na Copa do Brasil, o volante Lucas Kal completa 100 jogos com a camisa do América. Somando as temporadas como jogador emprestado e contratado em definitivo, ele tem dois gols.
Jogo com “grandes nomes”
A visita do América ao Tocantinópolis é tida como evento importante não apenas na cidade, mas em todo o Estado. O governador Wanderlei Barbosa esteve presente no estádio Ribeirão. No comando do apito, outro “grande nome": Anderson Daronco, árbitro FIFA pelo Rio Grande do Sul.
‘Luzes apagadas’
Os refletores do estádio Ribeirão já não estavam totalmente funcionais antes da partida começar. A Itatiaia apurou que um dos geradores queimou antes do começo do jogo, mas o problema foi resolvido a ponto de a bola rolar no horário previsto.
Entretanto, isso só durou 24 minutos, quando a iluminação voltou a falhar e o jogo foi paralisado. A situação se manteve por cerca de 1h20, com acompanhamento da equipe de arbitragem, até que a
Jogos distintos antes e depois do apagão
Por mais que o apagão tenha paralisado o jogo ainda aos 24 minutos do primeiro tempo, era nítida a superioridade do América no jogo. Além de ter aberto o placar, o Coelho já flertava com o segundo gol, mas isso não se manteve após a retomada do confronto.
O Tocantinópolis voltou com motivação e mais ações de pressão, chegando ao gol de empate logo no começo da etapa final. Apesar de novas chances para ambos os lados, os donos da casa mudaram totalmente a postura após o apagão no estádio Ribeirão.
Premiação
Agora classificado, o América recebe mais R$ 1,7 milhão da CBF pela ida à 2ª fase da Copa do Brasil. Isso além de R$ 1,4 milhão pela disputa da fase inicial. Eliminado, o Tocantinópolis ficou apenas com a segunda quantia citada.
Tocantinópolis 1x1 América
Tocantinópolis: Anderson Luiz; Da Silva, Marcos Arthur, Marcondi e Chico Bala (Fernando Ceará); Xaves (Bideli), Thiago Bagagem, Andrezinho (Wellington Júnior); Hiltinho, Everson Bilal e Joel (William). Técnico: Jairo Nascimento.
América: Matheus Cavichioli; Arthur, Ricardo Silva, Danilo Avelar e Nicolas; Juninho, Lucas Kal (Benitez) e Alê (Éder); Felipe Azevedo (Dadá Belmonte), Aloísio (Matheusinho) e Wellington Paulista (Henrique Almeida). Técnico: Vágner Mancini.
Motivo: 1ª fase da Copa do Brasil
Data, local e horário: terça-feira, 28 de fevereiro de 2023, no Estádio Ribeirão em Tocantinópolis/TO
Arbitragem: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor e Luiza Naujorks Reis (RS)
Gols: Wellington Paulista (9' do 1º tempo) para o América; Chico Bala (2' do 2ª tempo) para o Tocantinópolis
Cartões Amarelos: Marcondi, Anderson Luiz, Tiago Bagagem (Tocantinópoluis); Éder, Henrique Almeida (América)
Cartões Vermelhos: --