Nesta quinta-feira (30) o América colocou no Independência um outdoor afirmando ser “o primeiro decacampeão do mundo”. O feito, um dos maiores da história americana, foi alcançado entre 1916 e 1925, ainda na chamada Era do Amodorismo no fubteol brasileiro.
Crítico ao Profissionalismo, instaurado em 1933, o América em protesto chegou até a mudar de cor e jogar de vermelho por mais de uma década. Essa nova era decretou ainda um longo jejum de títulos, quebrado apenas em 1948, numa conquista em cima do Atlético, rival nessa decisão de 2023, mas sem ser uma final direta, como agora, mas apenas o confronto entre os dois clubes pela última rodada de um Campeonato Mineiro por pontos corridos e uma partida onde os atleticanos jogavam pelo empate, na Alameda, mas foram derrotados por 3 a 1.
Qual a relação de toda essa história com a decisão do Estadual que começa neste sábado, ás 16h30, no Gigante do Horto? É que levantar a taça significa para o América a menor distância entre dois títulos mineiros do clube nas últimas nove décadas.
A partir de 1933, o Coelho foi campeão estadual apenas seis vezes (1948, 1957, 1971, 1993, 2001 e 2016). A menor distância entre duas taças foi de oito anos, ou sete edições entre os títulos de 1993 e 2001.
Agora, depois de sete anos, ou seis edições, o América tem a chance de voltar a levantar a taça no mesmo Mineirão onde fez a festa em 2016, diante do Atlético, ou onde perdeu a chance de diminuir essa conta para apenas quatro temporadas, em 2020, quando foi vice também do Galo ao empatar os dois jogos decisivos sem gols numa final com portões fechados.
Conseguir a menor distância entre dois títulos estaduais em quase um século é, sem dúvida, mais um feito que marcaria esses novos tempos vividos pelo América, que desde a metade da última década tem experimentado um crescimento no cenário nacional.
E batendo o Atlético, um dos times mais badalados e fortes do Brasil nas últimas temporadas, faria desse feito algo ainda maior. Este é, sem dúvida, do ponto de vista institucional, o enredo americano para a final do Campeonato Mineiro de 2023 que começa neste sábado, no Independência.