Ouvindo...

Ipatinga inicia primeiro levantamento do LIRAa de 2024

Segundo a administração municipal, até a próxima sexta-feira (12), mais de 4 mil imóveis serão visitados pelas equipes

A Secretaria de Saúde de Ipatinga iniciou nesta segunda-feira (8) o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti, o LIRAa, de 2024.

Segundo a administração municipal, até a próxima sexta-feira (12), mais de 4 mil imóveis serão visitados por equipes compostas por 70 Agentes de Combate a Endemias (ACE’s), supervisores e técnicos.

Vanessa Andrade, gerente da Zoonoses da cidade, afirma que os agentes de endemias já estão visitando as residências, lotes vagos e os logradouros públicos para a coleta de larvas.

"É através do LIRAa que a Sessão de Controle de Zoonoses identifica os locais com maior incidência de focos do mosquito. Essa pesquisa é fundamental para nortear as ações dos agentes de endemias no campo”, destacou.

O secretário de Saúde Walisson Medeiros informou que mais de 80% dos focos são residenciais, passíveis de eliminação, como bebedouros de animais, vasos de plantas e até pequenas tampinhas de garrafas de plástico.

O último LIRA, realizado na primeira semana de novembro do ano passado, indicou 3,6% de infestação do mosquito. Segundo os critérios das faixas de avaliação do Ministério da Saúde, o aceitável é abaixo de 1%.

Com o período das chuvas, o risco de infestação aumenta e a população deve redobrar a atenção e evitar a água parada.

*Estagiário sob a supervisão de Jefferson Rocha