Este país concede visto e benefícios para quem trabalha com tecnologia e inteligência artificial

Desde 2023, o governo tem trabalhado com ministérios e órgãos como o Escritório de Residentes de Abu Dhabi para encontrar bons profissionais no mundo todo

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) mudaram o foco do seu programa Visto Gold

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) mudaram o foco do seu programa Visto Gold, que começou em 2019. Agora, o objetivo principal é atrair pessoas com habilidades especiais, e não só quem tem dinheiro para investir. A ideia é construir um grande grupo de trabalhadores que ajude o país a crescer em áreas como inteligência artificial, tecnologia verde e tecnologia digital avançada.

Desde 2023, o governo tem trabalhado com ministérios e órgãos como o Escritório de Residentes de Abu Dhabi para encontrar bons profissionais no mundo todo. Para conseguir o Visto Gold, agora é preciso mostrar que você pode ajudar a região com seu conhecimento técnico, liderança em negócios ou experiência em alguma área específica.

Aumento de números e caça estratégica de talentos

Gaurav Keswani, da consultoria JSB em Dubai, disse que os EAU estão buscando profissionais em tecnologia nova e sustentabilidade. Em 2023, Dubai deu 158.000 Vistos Gold, sendo que 60% foram para pessoas com grandes habilidades. Desse total, 22% eram profissionais do setor bancário, com foco em IA, Internet (IoT), computação em nuvem e soluções para o meio ambiente. Keswani explicou que “investir sozinho não cria uma economia forte” e que o foco agora é em pessoas que podem “criar e fazer as indústrias crescerem”.

Expandir a elegibilidade

Antes, o Visto Gold era só para investidores agora ele também inclui cientistas, estudantes acima da média, programadores, gerentes de fortunas e formados em universidades de renome. A JSB, que ajudou mais de 250 pessoas a conseguir o Visto Gold nos últimos seis meses, percebeu que mais pessoas estão procurando o visto em áreas como ética em IA, finanças verdes e engenharia do clima.

Uma grande vantagem do programa é que os profissionais não precisam ficar presos a um único emprego e podem se tornar empresários ou consultores independentes sem perder a residência, que pode durar até dez anos. Além disso, o fato de o investimento não estar mais ligado ao direito de morar no país dá mais liberdade para movimentar bens. Isso torna o Visto Gold muito interessante para talentos importantes de todo o mundo e para pessoas com muito dinheiro.

Leia também

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa Jornalismo e escreve sobre Cultura e Indústria no portal da Itatiaia. Apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema, Amanda é mãe do Joaquim.

Ouvindo...