O
Os testes foram realizados ainda em junho e o novo SUV da marca alemã alcançou 90% de proteção para adultos, 87% para crianças, 76% para pedestres e 85% em sistemas de assistência à segurança. A Latin NCAP utiliza a versão mais básica em equipamentos de segurança do carro avaliado. Assim, é possível garantir que todas as variantes do veículo oferecem o mesmo nível de proteção aos ocupantes.
A partir dos testes, o Volkswagen Tera conseguiu comprovar que oferece uma boa proteção à cabeça, ao pescoço e aos joelhos do motorista e passageiro em um possível impacto frontal. A proteção do tórax do passageiro também foi avaliada como boa. No entanto, a marca alemã não conseguiu garantir o mesmo nível de proteção na mesma proteção para o motorista, que foi avaliada como marginal.
A estrutura do veículo comprovou ser estável para capacidade de suportar maiores cargas. Ao mesmo tempo, as canelas do motorista e do passageiro receberam proteção adequada. Já a proteção da área dos pés foi considerada estável. Isso, ao pensar em um ocupante adulto.
Em um cenário de impacto lateral, ficou comprovado que o veículo consegue oferecer uma boa proteção para a cabeça, abdômen e pélvis. Enquanto isso, o tórax recebeu proteção adequada. Resultados parecidos foram encontrados na avaliação de um impacto lateral de poste. Neste cenário, a cabeça, abdômen e pelve receberam boa proteção, enquanto o tórax recebeu proteção marginal.
Leia também:
Grupo mineiro registra alta nas vendas de concessionárias Volks e Honda Primeiro SUV 100% elétrico da Volks chega a BH; veja o preço e os detalhes do carro
Já ao considerar um ocupante criança, os testes instalaram um dummy de um ano e meio voltado para trás. O SUV alemão se mostrou capaz de evitar a exposição da cabeça e ofereceu proteção limitada ao peito. Outro teste foi realizado em um dummy de três anos e a capacidade do veículo de evitar a exposição da cabeça durante o movimento para frente ficou comprovada.
O SUV ainda conseguiu oferecer proteção total à cabeça e limitada ao peito. Já em um possível impacto lateral ficou comprovada a proteção total em ambos os casos. “O veículo oferece cintos de 3 pontos em todas as posições. A sinalização de advertência do airbag ao instalar um SRI voltado para trás no banco dianteiro estão de acordo com os requisitos do Latin NCAP. O veículo tem desativação do airbag do passageiro como padrão”, reforça o relatório.
No ítem proteção de pedestres e proteção de usuários vulneráveis das vias, o veículo foi avaliado como de acordo com as regulamentações. “O veículo mostrou, na maioria das áreas de impacto na cabeça, níveis de proteção que variam de bom a adequado. Algumas áreas próximas ao pilar A e ao para-brisa apresentaram proteção marginal, pobre e fraco. O desempenho da proteção da parte superior da perna foi pobre nas extremidades laterais da frente do veículo e bom a adequado no centro da frente do veículo. O desempenho da proteção da parte inferior da perna apresentou proteção adequada na maioria das áreas e proteção boa nas extremidades”, destaca relatório.