Congelar o pão antes de consumir pode torná-lo até 10 vezes mais saudável, diz especialista
Segundo gastroenterologista, a prática transforma parte dos carboidratos em fibras probióticas e pode ajudar no controle da glicose

Congelar alimentos já é uma prática comum em muitas, mas um hábito simples vem ganhando força nas redes sociais: congelar o pão antes de consumi-lo. De acordo com a gastroenterologista Karen Alarcón, esse processo não só prolonga a durabilidade do alimento como também pode torná-lo mais benéfico à saúde.
Em uma publicação nas redes sociais, destacada pelo site 'Tudo Gostoso', a médica afirma que "comer um pão fica 10 vezes mais saudável se o congelar e depois aquecer cada fatia". O motivo, segundo ela, está na transformação de parte dos hidratos de carbono em fibras probióticas durante o reaquecimento. "O amido, devido ao efeito do calor, é melhor digerido, dessa forma certamente terá menos desconforto abdominal e gases", explica.
Karen também reforça a importância de optar por pães de fermentação natural e manter uma dieta equilibrada para potencializar os benefícios.
Dicas para congelar pão corretamente
Para congelar o pão da maneira certa, recomenda-se armazená-lo em plástico filme ou sacos com vedação hermética, evitando o contato com odores e a deterioração. Colocar a data no pacote também é importante para garantir o consumo seguro.
A orientação é congelar o pão logo após a compra. Ele pode permanecer no freezer por até três meses. Para descongelar, o ideal é deixá-lo em temperatura ambiente, coberto com um pano para preservar a textura. Depois, basta aquecer em uma frigideira ou torradeira e consumir.
Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.



