Como o caqui estimula o colágeno e combate as rugas naturalmente

Essa fruta fortalece a pele e combate os sinais do envelhecimento

O caqui é um aliado natural para estimular o colágeno e deixar a pele mais firme

O caqui é uma fruta apreciada por muitas pessoas. No entanto, algo que muitos desconhecem é que, além de saborosos, os caquis trazem grandes benefícios para a pele.

Essa fruta pode ser uma importante aliada natural no combate às rugas, à flacidez e à falta de brilho. O segredo está na sua capacidade de favorecer a produção de colágeno, graças a um conjunto de nutrientes benéficos para a saúde da pele.

Colágeno

O colágeno é a proteína responsável por manter a pele firme, elástica e com aspecto jovem. No entanto, a partir dos 25 anos, a produção natural dessa substância começa a diminuir, favorecendo o surgimento de rugas, pés de galinha e flacidez.

É nesse ponto que os caquis se destacam, funcionando como um botox natural e suave. Eles contêm diversos nutrientes que auxiliam na proteção do colágeno já presente no corpo e estimulam sua produção.

Vitamina C

Um caqui médio oferece mais da metade da quantidade diária recomendada de vitamina C, o que é excelente para a pele.

A vitamina C neutraliza os radicais livres, moléculas instáveis que danificam o colágeno e aceleram o envelhecimento. Assim, consumir caquis proporciona uma dupla proteção: estimula o colágeno e o protege contra danos.

Rico em antioxidantes que beneficiam a pele

Além da vitamina C, os caquis contêm antioxidantes como betacaroteno, luteína e zeaxantina, que são conhecidos por proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol e do estresse ambiental.

Esses nutrientes funcionam como um protetor solar interno. Embora não substituam o uso de filtro solar, ajudam a reduzir o estresse oxidativo, a inflamação e a prevenir a degradação do colágeno causada pelos raios UV. Antioxidantes como o betacaroteno conferem um brilho natural à pele. Por isso, quem consome caqui regularmente tende a apresentar um tom saudável e sutil.

Leia também

Taninos: firmadores naturais da pele?

Os caquis são ricos em taninos, compostos que causam a sensação de “enrugamento” ao morder um caqui verde, devido ao seu efeito adstringente.

Embora a maioria das pessoas associe taninos ao vinho, eles também são usados em cosméticos por suas propriedades de fechamento dos poros, controle da oleosidade e tonificação da pele. Ainda que haja poucas pesquisas sobre o efeito do consumo de taninos no combate às rugas, suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias auxiliam na manutenção de uma pele mais firme e luminosa.

Manganês

O caqui é uma ótima fonte de manganês, um mineral essencial para a saúde da pele e fundamental para a atividade de uma enzima chamada prolil hidroxilase, que ajuda na formação dos aminoácidos necessários à síntese do colágeno.

Consumir alimentos ricos em manganês juntamente com vitamina C, como o caqui, cria condições ideais para a produção natural do colágeno no organismo.

Hidratação natural

As rugas não são causadas apenas pelo envelhecimento; o ressecamento da pele também contribui para seu surgimento. Como os caquis possuem alto teor de água, eles ajudam a manter a hidratação da pele de dentro para fora.

Além da pele: a ligação com o intestino

Você sabia que a saúde do intestino influencia diretamente a saúde da pele? Um sistema digestivo equilibrado contribui para uma pele mais limpa, calma e jovem.

Os caquis contêm fibras e prebióticos que favorecem as bactérias benéficas do intestino. Um microbioma saudável reduz a inflamação no corpo todo, inclusive aquela que pode prejudicar o colágeno e acelerar o envelhecimento cutâneo.

Portanto, ao consumir caquis para cuidar da pele, você também está ajudando seu sistema digestivo e seu sistema imunológico.

Como consumir para aproveitar os benefícios

Não há mistério para consumir caquis. Basta lavar, fatiar e comer. Na variedade Hachiya, mais macia, espere a maturação até ficar quase como geleia e retire a polpa com uma colher.

Quer potencializar os efeitos? Experimente:

  • Smoothie de caqui com iogurte grego, sementes de chia e um toque de suco de laranja;
  • Salada de caqui com rúcula, romã e nozes;
  • Aveia noturna coberta com caqui e mel.

O caqui é a prova de que uma fruta simples pode atuar silenciosamente em favor do nosso corpo, estimulando a produção de colágeno, protegendo a pele e promovendo um brilho natural que nenhum dinheiro é capaz de comprar.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.

Ouvindo...