Ouvindo...

Cientistas descobrem que chimpanzés podem ‘pensar’ de forma parecida aos humanos

Estudo revela que os primatas são capazes de avaliar provas, revisar crenças e tomar decisões com em evidências

Um grupo de cientistas da Europa e dos Estados Unidos identificou que os chimpanzés possuem uma forma de raciocínio semelhante à humana. O estudo, realizado no santuário de Ngamba Island, em Uganda, mostrou que esses primatas são capazes de avaliar evidências e mudar de opinião diante de novas informações, algo que até então se acreditava ser exclusivo dos seres humanos.

A pesquisa, publicada na revista Science, da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), foi liderada pelo psicólogo Jan Engelmann, da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Os testes mostraram que os chimpanzés distinguem diferentes tipos de indícios e ajustam suas escolhas conforme a credibilidade da informação.

Leia também

Nos experimentos, os animais precisavam escolher entre duas caixas com possíveis pedaços de comida. Quando viam uma maçã através de um painel de vidro, preferiam essa caixa e mantinham a decisão, mesmo com outras opções sonoras. Já os que ouviam apenas o barulho de objetos dentro de uma caixa mudavam de ideia ao obter evidências visuais mais fortes.

Os pesquisadores também testaram situações como painéis falsos com imagens de maçãs. Ao perceberem o truque, os chimpanzés rapidamente mudavam de escolha, em um sinal de “reflexão ativa e avaliação racional”. Para a filósofa Kristin Andrews, da City University of New York, "é emocionante reconhecer que compartilhamos o planeta com outros seres intensamente inteligentes”.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.