O fim de semana é um momento para aproveitar e fazer planos com familiares e amigos; no entanto, muitas pessoas preferem aproveitar para ficar tranquilas em solidão. Mais do que um sintoma de isolamento, trata-se de uma prática que ajuda a equilibrar as emoções, pensar com clareza e também fomenta a criatividade.
Segundo a psicologia, são momentos que refinam as prioridades e renovam a energia, permitindo centrar a qualidade das relações ao focar a atenção no que realmente importa.
Além disso, a seguir, apresentamos algumas das características dessas pessoas:
Melhor capacidade de atenção
A solidão escolhida permite estabelecer limites claros e previne o esgotamento. É uma forma de redefinir as necessidades reais e aumentar a coerência das decisões pessoais, melhorando assim aspetos como a capacidade de atenção.
Mais independentes
Esses indivíduos que optam pela solidão têm maior independência emocional. Para eles, o valor pessoal não está ligado à interação social, o que lhes permite controlar sozinhos os momentos de altos e baixos.
Têm melhores conexões sociais
Essas pessoas são muito seletivas com os seus vínculos, razão pela qual tendem sempre a manter poucos, porém fortes, em vez de muitos mais superficiais.
Mais criativos
Não ter distrações externas de outras pessoas faz com que precisem encontrar formas de entretenimento em si mesmos. Além disso, isso também implica muitos momentos de silêncio, o que dá lugar a um maior fluxo de pensamentos e ideias.
Leia mais: