Ouvindo...

Uma nova frente fria fora de época trará chuva nesta terça-feira para os seguintes estados

Prevê-se chuva com possibilidade de raios e granizo; neste dia 20 de maio, a onda de calor continuará em 27 estados, incluindo a Cidade do México

Uma nova frente fria fora de época contribuirá para a geração de chuvas intensas nesta terça-feira, com possibilidade de raios e granizo, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

A Comissão Nacional de Águas (Conagua) previu que a onda de calor continuará em 27 estados, incluindo a Cidade do México, em 20 de maio.

Na noite de segunda-feira e no início da manhã de terça-feira, uma linha seca prevalecerá sobre o nordeste do México, interagindo com um cavado de nível superior sobre o noroeste do país, com as correntes de jato polares e subtropicais e com um novo sistema frontal (fora de temporada) que se aproximará da fronteira norte do país, causando fortes chuvas em Nuevo León, Tamaulipas e San Luis Potosí, e pancadas de chuva em Coahuila.

Ventos de 30 a 40 quilômetros por hora com rajadas de 50 a 70 km/h e tempestades de poeira também são esperados em Chihuahua, Durango, Coahuila, Nuevo León e Tamaulipas.

Por sua vez, um canal de baixa pressão no leste e sudeste da República Mexicana, em combinação com a entrada de umidade do Oceano Pacífico, Golfo do México e Mar do Caribe, bem como a instabilidade atmosférica, produzirá fortes chuvas em Hidalgo, Puebla, Tlaxcala, Estado do México e Chiapas, pancadas de chuva em Querétaro, Cidade do México, Jalisco, Michoacán, Oaxaca e Veracruz, e chuvas isoladas em Guanajuato, Colima, Guerrero, Morelos e Quintana Roo.

Todas as chuvas mencionadas acima podem ser acompanhadas de raios e possível granizo.

Possíveis raios e granizo

Até terça-feira, uma nova frente fria (fora de época) se estenderá sobre a fronteira norte do país, interagindo com uma linha seca que permanecerá no nordeste do México, com instabilidade atmosférica e com a corrente de jato subtropical, causando fortes rajadas de vento e chuvas intensas com raios e possível granizo em Nuevo León, Tamaulipas e San Luis Potosí, além de fortes chuvas em Coahuila e pancadas de chuva em Zacatecas e Aguascalientes.

Por sua vez, um canal de baixa pressão, a entrada de umidade do Oceano Pacífico e do Golfo do México e a instabilidade atmosférica causarão pancadas de chuva e chuvas fortes acompanhadas de raios e possível granizo no oeste, centro, leste e sudeste do México, com previsão de chuvas muito fortes em Querétaro e Hidalgo.

Por outro lado, a circulação anticiclônica nos níveis médios da atmosfera manterá o ambiente quente a muito quente sobre a República Mexicana, prevalecendo a onda de calor em Sinaloa (centro e sul), Nayarit, Jalisco, Colima (leste), Michoacán, Guerrero, Oaxaca, Chiapas (norte), Durango (oeste e sul), Coahuila (sudoeste e sudeste), Nuevo León (sudoeste), Tamaulipas (centro e sudoeste), San Luis Potosí (norte, centro e sul), Zacatecas (nordeste, sul e sudoeste), Aguascalientes, Guanajuato, Querétaro, Hidalgo, Tlaxcala (nordeste), Estado do México (norte e sudoeste), Cidade do México, Morelos, Puebla (norte, sudoeste e sudeste), Veracruz, Tabasco, Campeche (sudoeste e centro) e Yucatán (sudoeste).

Leia também

Vale do México

Pela manhã, espera-se tempo ameno na região e frio nas terras altas do Estado do México. À tarde, espera-se um clima quente, com aumento de nebulosidade e probabilidade de chuva forte no Estado do México e pancadas de chuva na Cidade do México; tanto com descargas elétricas quanto com possível granizo.

A onda de calor vai predominar na região. A temperatura mínima na Cidade do México será de 14 a 16°C e a máxima será de 30 a 32°C. A previsão é de que Toluca tenha uma temperatura mínima de 7 a 9°C e uma máxima de 25 a 27 graus. Direção do vento variável de 10 a 20 km/h com rajadas de 30 a 50 km/h na região, segundo o SMN .

Riscos

  • Chuvas fortes ou intensas podem causar inundações, poças e deslizamentos de terra.
  • A intensificação dos ventos nas regiões de Sonora, Sinaloa, Durango, Nayarit, Colima, Jalisco, Michoacán, Guerrero, Oaxaca, Chiapas, Chihuahua, Coahuila, Nuevo León, Tamaulipas, Querétaro, Hidalgo, Estado do México, Cidade do México, Puebla e Quintana Roo pode aumentar o risco de propagação de incêndios florestais.
  • Rajadas de vento fortes ou muito fortes podem causar a queda de árvores e outdoors.

Previsão de chuva para terça-feira, 20 de maio:

  • Chuvas muito fortes com precipitações intensas (75 a 150 mm): Nuevo León, Tamaulipas e San Luis Potosí.
  • Chuvas fortes com precipitação muito forte (50 a 75 mm): Querétaro e Hidalgo.
  • Pancadas de chuva com muita intensidade (25 a 50 mm): Coahuila (sudeste), Guanajuato, Estado do México, Tlaxcala, Puebla e Chiapas.
  • Intervalos de chuvas (5 a 25 mm): Zacatecas, Aguascalientes, Jalisco, Michoacán, Cidade do México, Morelos, Oaxaca e Veracruz.
  • Chuvas isoladas (0,1 a 5 mm): Colima e Guerrero.

Previsão de temperatura máxima para terça-feira, 20 de maio:

  • Temperaturas máximas de 40 a 45 °C: Sonora, Sinaloa, Nayarit, Jalisco, Michoacán, Guerrero, Morelos, Oaxaca, Chiapas (norte), Chihuahua (sudoeste), Coahuila, Nuevo León (leste), Tamaulipas, San Luis Potosí, Zacatecas (sul), Durango (noroeste), Querétaro (norte), Hidalgo (norte), Puebla (norte e sudoeste), Veracruz, Tabasco, Campeche e Yucatán.
  • Temperaturas máximas de 35 a 40 °C: Baja California, Baja California Sur, Aguascalientes, Colima, Guanajuato, Estado do México (sudoeste) e Quintana Roo.
  • Temperatura máxima de 30 a 35 °C: Cidade do México e Tlaxcala.
  • Temperaturas mínimas de -5 a 0 °C com geadas: áreas montanhosas de Durango.
  • Temperaturas mínimas de 0 a 5 °C: áreas altas de Chihuahua.

Previsão de vento e ondas para terça-feira, 20 de maio:

  • Ventos de sul de 20 a 30 km/h com rajadas de 50 a 70 km/h: Veracruz (sul) e Oaxaca (Istmo de Tehuantepec).
  • Ventos de 20 a 30 km/h com rajadas de 50 a 70 km/h: Nuevo León e San Luis Potosí.
  • Ventos de 20 a 30 km/h com rajadas de 40 a 60 km/h: Tamaulipas, Campeche, Yucatán e Quintana Roo; com tempestades de poeira: Coahuila, Querétaro e Hidalgo.
  • Ventos de 10 a 20 km/h com rajadas de 30 a 50 km/h: Guerrero, Chiapas e Tabasco; com possíveis tempestades de poeira: Baja California, Baja California Sur, Sonora, Sinaloa, Nayarit, Jalisco, Colima, Michoacán, Chihuahua, Durango, Zacatecas, Aguascalientes, Guanajuato, Estado do México, Cidade do México, Morelos, Puebla e Tlaxcala.
  • Ondas de 1,5 a 2,5 metros de altura: costa oeste da Baixa Califórnia e costas de Jalisco, Colima, Michoacán, Guerrero, Oaxaca, Chiapas e Tamaulipas.
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.