A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (19) o Dia de Corpus Christi, e tem missa começando agora, às 10h, na
Além das missas especiais, as ruas de Varginha e de outras cidades da região estão totalmente enfeitadas. O padre Elias Tadeu de Souza, da Paróquia Divino Espírito Santo, em Elói Mendes, fala que o momento é de fé. No município, a missa será às 15h.
“É um momento para reafirmar a fé na presença de Jesus em nossas vidas e em nossa comunidade. É a festa da comunhão e da fraternidade. A procissão de Corpus Christi é um momento de unidade e comunhão entre os fiéis que caminham juntos, testemunhando fé, e celebrando a alegria de pertencer à Igreja. Somos membros, somos povo de Deus. A festa nos convida a refletir sobre o significado da Eucaristia e como podemos viver os valores do evangelho em nosso dia a dia. É um momento para renovar o compromisso com a fé e com o próximo, buscando viver com justiça, paz e solidariedade”, disse.
Tipicamente, os tapetes, que são uma tradição, são feitos com pó de café, trigo e outros materiais. Mas, na Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, em Três Pontas, os fiéis fazem da tradição um momento de amor ao próximo, como explica Elaine, que trabalha na secretaria paroquial da Paróquia de Três Pontas. “Nossos tapetes de Corpus Christi não são feitos com serragem, mas sim com cestas básicas e cobertores, destinados a famílias carentes da comunidade.”