Igrejas e santuários do Sul de Minas celebram a Eucaristia, instituída por Jesus Cristo na Última Ceia. Missas, procissões e tapetes são organizados na região para manter viva a tradição e a fé católica nesta quinta-feira (19), dia de Corpus Christi.
“É um dia muito especial. É um dia marcado pela beleza, pela alegria e pela presença real de Jesus Cristo, presente na Eucaristia. É a festa da comunidade, é a festa do amor partilhado, é a festa do amor doado. A celebração de Corpus Christi é um momento de profunda reflexão, pois celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. É uma oportunidade para meditar sobre o significado do sacramento que representa o Corpo e o Sangue de Cristo, e como essa fé se manifesta em nossa vida diária. A festa nos convida a refletir sobre a importância da comunhão com Cristo e com o próximo, buscando viver os valores do Reino de Deus em todas as nossas ações”, disse o padre Elias Tadeu de Souza, da Paróquia do Divino Espírito Santo, em Elói Mendes.
A tradição dos tapetes feitos com tecido, serragem e outros materiais é mantida viva nas cidades da região. Em São Thomé das Letras, fiéis participaram de aulas com o mestre restaurador Carlos Magno.
Já em Três Pontas, a tradição é solidária, como explica Elaine, que trabalha na secretaria paroquial de Nossa Senhora d’AjudA: “Nossos tapetes de Corpus Christi não são feitos com serragem, mas sim com cestas básicas e cobertores, destinados a famílias carentes da comunidade.”
Santuário de Padre Victor – Três Pontas
- 7h – Missa, seguida de procissão.
- 18h30 – Missa.
Trajetória: à esquerda na Praça Cônego Victor, à direita na Rua Marechal Deodoro, Praça Rui Barbosa, seguindo pela Praça Professor Teodósio Bandeira Campos, Rua José Bonifácio, à direita na Rua XV de Novembro, à direita na Rua 21 de Abril, à direita na Rua Boa Esperança, à esquerda na Rua Professor José Vieira Mendonça, à direita na Rua Agnelo Araújo, à esquerda na Rua Celso Gazola, à esquerda na Avenida Juvenal Correia de Figueiredo, à direita na Rua Curral Del Rei, à direita na Rua Ruth Correia Figueiredo, à direita na Rua Doutor João Correia, seguindo pela Rua Maringá, à esquerda na Rua Urbano Reis Campos, à direita na Rua Coronel Rabelo Campos e à esquerda na Rua Azarias de Brito Sobrinho, chegando à Praça Cônego Victor.
Santuário de Nhá Chica – Baependi
- 9h - Santa Missa
- 14h30 - Santo Terço
- 15h - Santa Missa, logo após haverá procissão até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Santuário de Santa Rita de Cássia – Cássia
- 10h - Santa Missa Solene e procissão
- 15h - Santa Missa
- 18h - Santa Missa
Matriz do Divino Espírito Santo – Elói Mendes
- 15h – Missa na Praça do Rosário, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento em direção à Igreja Matriz.
Trajeto da procissão: Praça do Rosário, Rua Geralda de Souza, Rua Benjamin Constant, Praça da Matriz.
Igreja Nossa Senhora da Guia – Sobradinho / São Thomé das Letras
- 8h – Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora da Guia.
- 14h – Santa Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, seguida de procissão até a Matriz.