Ouvindo...

Eleição suplementar: Mais de 11 mil eleitores de Guapé vão escolher um prefeito neste domingo

Votação será realizada das 8h às 17h.

Município conta com 36 seções eleitorais distribuídas em 12 locais de votação.

Neste domingo (6), 11.016 eleitores de Guapé vão às urnas para escolher prefeito e vice-prefeito. A eleição suplementar ocorre porque a votação de 2024 foi anulada, já que o candidato eleito naquela eleição teve o registro de candidatura indeferido.

A votação será realizada das 8h às 17h, e os eleitores poderão escolher entre três chapas:

  • Luiz Fernando Oliveira (PP) e o vice Clézio Sebastião da Silva (PP) são candidatos pelo Partido Progressistas.
  • Pedro Luís Simões (PL) e o vice Antônio Divino da Cunha (PSDB) concorrem pela Coligação A Verdadeira Renovação (PL/Federação PSDB-Cidadania).
  • Rayza Bezerra Aguiar Câmara (Republicanos) e o vice Celso Oliveira Freitas (Republicanos) são candidatos pelo Partido Republicanos.

O município conta com 36 seções eleitorais distribuídas em 12 locais de votação. Uma dessas seções, fica na Câmara Municipal, é de fácil acesso e voltada a pessoas com dificuldade de locomoção.

Leia também

Serão utilizadas 36 urnas eletrônicas, com outras 14 de reserva disponíveis para eventual necessidade de substituição de equipamentos.

Ao todo, 144 mesários foram convocados para atuar na organização e nas mesas receptoras de votos. A divulgação dos resultados poderá ser acompanhada no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os eleitores que não puderem comparecer às urnas devem justificar a ausência. Para quem estiver fora de Guapé, a justificativa pode ser feita no próprio dia 6 de julho, por meio do aplicativo e-Título. Após a data da votação, o eleitor tem até o dia 4 de setembro de 2025 para apresentar a justificativa, presencialmente em qualquer cartório eleitoral, pelo app e-Título ou pelo Autoatendimento Eleitoral.

Nova eleição

Em Guapé, o candidato a prefeito mais votado, Thiago Sávio Câmara (PSDB), teve o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral em razão da cassação, em 2022, do seu mandato de vereador pela Câmara Municipal de Guapé, configurando a inelegibilidade prevista no art. 1º, I, b, da Lei Complementar nº 64/1990.

Guapé é o primeiro município de Minas Gerais a ter eleição suplementar após as eleições municipais de 2024. São José da Varginha, no Centro-Oeste de Minas, está com nova eleição marcada para 3 de agosto de 2025.