Encerrada na madrugada desta quarta-feira, 6 de agosto, a operação Fogo no Garimpo, iniciada ontem pela Polícia Federal, Polícia Militar e órgãos de proteção ambiental. Foram fiscalizadas 15 dragas nos leitos dos rios Verde e Sapucaí, em Varginha, Três Corações, Elói Mendes e Conceição do Rio Verde.
No balanço, divulgado nesta manhã, constam 17 locais fiscalizados, sendo 12 explorações clandestinas de minério, 5 irregulares, 26 pessoas abordadas e 13 levadas para a prisão, destruição de 12 sistemas de draga, notificação de 14 autos de infração, e o total de dois milhões de reais em multas aplicadas.
A operação contou com helicóptero, drones, viaturas, embarcações e outros recursos tecnológicos, ocupados por 14 policiais federais, 87 policiais militares, 10 agentes do Ibama e 2 funcionários da Agência Nacional de Mineração.
A operação Fogo no Garimpo tem o objetivo principal de encerrar atividades mineradoras irregulares, que provocam assoreamento e degradação de rios, colocando em risco a saúde de plantas, animais e pessoas.