O Governo de Minas lançou o programa Aliança Pela Restauração, que estimula ações para recuperação de áreas degradadas em pequenas propriedades rurais de todo o Estado. A ação busca a regularização ambiental de imóveis rurais, através de esforço conjunto entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Instituto Estadual de Florestas (IEF); Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e empresas.
A expectativa é que 13 mil propriedades sejam beneficiadas, com a regularização de mais de 26 mil hectares, contribuindo para a recuperação e restauração ambiental. O programa Aliança pela Restauração visa também contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa, a restauração de ecossistemas e a melhoria das práticas agrícolas.
Um levantamento realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) analisou 64 empreendimentos de 32 empresas, identificando áreas prioritárias para regularização na Mata Atlântica e no Cerrado.