O prédio da Câmara Municipal de Varginha, na Praça Governador Valadares, ganhou nova iluminação colorida, numa referência à campanha de conscientização sobre as doenças raras. Esta mudança acontece durante a segunda quinzena de fevereiro.
O vereador Alexandre Prado apresentou indicação no plenário da Câmara sugerindo a instalação das novas cores na iluminação da fachada do prédio, e justificou que uma doença é considerada rara quando a incidência não ultrapassa 65 casos a cada 100 mil habitantes, porém 13 milhões de brasileiros convivem com algum tipo de doença rara.
“A iluminação do prédio da Câmara tem impacto simbólico e busca sensibilizar a sociedade sobre a realidade das pessoas que vivem com doenças raras e suas famílias, dar visibilidade às dificuldades enfrentadas, especialmente no acesso a diagnóstico e tratamento, incentivar o debate e buscar iniciativas que promovam a inclusão, o cuidado e a dignidade das pessoas com doenças raras”, afirmou o vereador no documento apresentado.