Quem Somos

A Rádio de Minas. Principal emissora do Estado e uma das três mais importantes do país, a Itatiaia faz disso muito mais que uma marca, mas um lema desde a sua fundação, em 20 de janeiro de 1952 pelo jornalista e radialista Januário Laurindo Carneiro (1928/1994).

Pioneira nas coberturas internacionais para Minas Gerais, com as emoções do Campeonato Sul-Americano de 1959, na Argentina, voz de independência mesmo nos momentos de exceção que ela testemunhou o Brasil atravessar, presença em todas as Copas do Mundo desde 1966, na Inglaterra, referência nas eleições e de credibilidade no Jornalismo esportivo, político e de cidades, a Itatiaia é líder de audiência há décadas.

Em maio de 2021 passou a fazer parte do grupo empresarial comandado por Rubens Menin. Desde 1º de julho do mesmo ano é presidida por Diogo Gonçalves, que substitui no comando o jornalista Emanuel Carneiro, que esteve à frente da emissora desde 1994, após a morte do seu irmão Januário Carneiro.

Com programação voltada para jornalismo, esportes, prestação de serviços e entretenimento, a Itatiaia está sempre presente na cobertura dos maiores fatos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo.

A programação integral da rádio é retransmitida pelos canais 411 da Sky, 300 da NET e 319 da Claro TV, além de poder ser acessada de qualquer lugar do mundo através da Internet, pelo www.itatiaia.com.br. A emissora também pode ser ouvida por meio de aplicativos para smartphones e outros dispositivos móveis.

A Itatiaia opera com os melhores e mais modernos equipamentos de transmissão e tratamento de som. Sua potência é de 100 kW e cobre um raio de 140 quilômetros, atingindo toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte e grande parte das cidades do interior mineiro. A onda curta de 49 metros (5.970 kHz) abrange todo o estado de Minas Gerais, além de estados vizinhos.

A emissora coleciona inúmeras conquistas ao longo de sua história. Foi a primeira a manter a programação 24 horas no ar, a utilizar satélite para transmissões internacionais, a cobrir Copas do Mundo e Olimpíadas com equipe própria e canal independente, além de transmitir sua programação ao vivo pela internet e por celulares e outros dispositivos móveis. Foi ganhadora por 23 vezes consecutivas do Top of Mind, premiação realizada pela Revista Mercado Comum em Minas Gerais, sendo a emissora de rádio mais lembrada no estado.

Rede Itatiaia

A Rede Itatiaia, uma das mais sólidas redes de comunicação do país, é composta pela Rádio Itatiaia AM/FM e mais quatro emissoras em Minas Gerais, localizadas em Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto e Varginha.

A maior rede de emissoras de Minas Gerais detém cerca de 90% da audiência nas jornadas esportivas e transmite, via satélite, o melhor do jornalismo e esporte da Itatiaia. Também possui um público diversificado, formado por homens e mulheres de todas as idades, classes sociais e econômicas.

As rádios que compõem a Rede Itatiaia buscam ainda se identificar com a cultura de cada local em que atuam, com programação diversificada e prestação de serviços à comunidade, se tornando, assim, um importante meio de informação e entretenimento para o público mineiro. Pioneira na transmissão via internet, a Itatiaia pode ser ouvida de qualquer lugar do mundo.

Diretoria Atual

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

Acessar Link

RadioItatiaia

Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

Acessar Link