Manter a rotina de exercícios físicos durante o calorão é um desafio e exige cuidados importantes. Afinal, as altas temperaturas aumentam os riscos de hipertermia (aumento da temperatura corporal) e podem causar complicações de saúde.
Com a chegada da oitava onda de calor do ano no Brasil, que deve durar até a próxima quarta-feira (2), a médica e nutricionista Flávia Magalhães dá dicas de como se proteger. A especialista ressalta a importância de se hidratar durante a atividade física em dias mais quentes e secos.
“A hidratação deve ser bem planejada antes, durante e após o treino. Sempre que possível, elabore pausas e resfrie o corpo. Nos casos de hipertermia, há riscos importantes, mas com medidas preventivas é possível garantir um bom treino e preservar a saúde”, explica a médica, que atua há mais de 20 anos na área esportiva.
“No calor intenso perdemos água e eletrólitos. Por isso é importante beber água, sucos, água de coco, a fim de se proteger da desidratação. O volume desejável de consumo é de dois litros por dia. Porém, temos que estar atentos às individualidades biológicas, assim como as pessoas que têm restrição de líquidos precisam respeitar as recomendações médicas. Geralmente, o volume ideal é de 35 a 40 mL de água por kg. Isso garantirá uma boa hidratação neste período de calor intenso”, complementa.
Além da hidratação, Flávia relembra a necessidade de usar o protetor solar nesses dias. “Estudos mostram que as mulheres são mais criteriosas no uso de filtro solar e costumam aplicá-lo no corpo mais de uma vez ao dia. No entanto, essa conduta deve ser de toda a população. Além disso, proteger o rosto com uso de bonés, por exemplo, minimiza os riscos da exposição aos raios ultravioleta”, afirma.