Ouvindo...

Zema diz que crise com Trump foi ‘plano de Lula’ para desviar foco de escândalo do INSS

Em vídeo publicado nas redes sociais, governador de Minas Gerais afirma que presidente desgastou, intencionalmente, relação com os EUA

Em vídeo publicado nas redes sociais, Zema diz que crise com Trump foi ‘plano de Lula’ para desviar foco de escândalo do INSS

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta quarta-feira (06), em um vídeo postado nas redes sociais, que a crise comercial entre Brasil e Estados Unidos faz parte de um plano do presidente Lula (PT) para desviar a atenção da população sobre a queda de popularidade do petista.

Zema afirma que a crise é causada por fatores como juros altos, inflação nos alimentos e novos escândalos de corrupção, como o do INSS.

“Vem cá, você já ouviu falar do tal plano Lula? Então presta atenção aqui rapidinho que vou te explicar. Lula tá com a popularidade despencando, em queda livre. Juros altos, comida cara, escândalo de corrupção. Pensa no Mensalão, no Petrolão. Agora esquece, o escândalo do INSS é dez vezes maior do que tudo aquilo. Noventa bilhões roubados dos aposentados”, disse, em referência ao suposto valor do rombo pelo escândalo do INSS, negado pela CGU.

Leia também

Para combater a crise de popularidade, o governo teria buscado criar um inimigo externo, provocando os Estados Unidos e se aproximando de países do BRICS, como Rússia, China e Irã, resultando no desgaste das relações históricas com os americanos, algo que, segundo a crítica do governador, foi uma manobra calculada para mudar o foco da opinião pública.

“Criar um inimigo externo grande o suficiente para desviar o foco da corrupção e do desastre que Lula vem causando ao Brasil. O que o governo fez? Começou a provocar os Estados Unidos, cutucou o presidente Trump, se meteu com a imprensa americana e ainda teve a janja chamando quem negocia com os americanos de vira-lata. Como se não bastasse, Lula se enfiou de vez nos BRICS: Rússia, China, Irã, só ditaduras e países autoritários. Provocou, provocou e provocou. Resultado? As relações com os Estados Unidos foram pro buraco”, disse.

Por fim, Zema afirma que a estratégia de Lula é conhecida nos conceitos de política internacional. “‘Mas não dava pra prever’, você pode estar pensando. Dava sim. Isso é política internacional básica. Lula sabia que esse caminho romperia nossa parceria histórica com os Estados Unidos. E foi exatamente o que aconteceu. Agora me responde. Você entendeu o plano?”, finalizou o governador.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.