STF marca audiência de conciliação sobre fraudes em descontos no INSS

A conciliação foi solicitada pela AGU, na última segunda-feira (16)

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli convocou para a próxima terça-feira (24) audiência de conciliação no âmbito da ação judicial apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU) para garantir o ressarcimento às vítimas dos descontos associativos ilegais em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além disso, o magistrado atendeu ao pedido da AGU para determinar a suspensão da prescrição (prazo legal) para que as vítimas da fraude possam pedir eventual indenização pela via judicial.

A conciliação foi solicitada pela AGU, na última segunda-feira (16). A audiência será realizada às 15h na sala de sessões da Segunda Turma do STF.

Leia também

Além da AGU, devem participar da audiência:

  • INSS
  • Defensoria Pública da União
  • Ministério Público Federal

Na audiência, a AGU e o INSS pretendem esclarecer o plano de ressarcimento administrativo dos aposentados e pensionistas, bem como as salvaguardas jurídicas que serão adotadas para preservar os direitos dos beneficiários.

“A instauração de incidente de solução negociada propiciará uma abordagem sistêmica e preventiva, apta a mitigar os impactos deletérios da judicialização massiva e da litigância predatória, assegurando a proteção dos direitos dos segurados de forma célere e eficaz, em contraposição a um litígio fragmentado e prolongado que resultaria em prejuízos para todos os envolvidos”, ressaltou a AGU no requerimento de convocação da audiência de conciliação.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...