Senado aprova recondução de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República

Com 45 votos favoráveis, procurador seguirá no comando da PGR até o fim de 2027

O procurador-geral da República, Paulo Gonet

O Senado Federal confirmou nesta quarta-feira (12) a recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República.

A decisão foi aprovada em votação secreta, com 45 votos favoráveis e 26 contrários. Com o resultado, Gonet seguirá à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR) por mais dois anos, até o final de 2027.

Leia também

Para ser aprovado, o nome do procurador precisava de, no mínimo, 41 votos. Antes da votação em plenário, Gonet foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde também recebeu aprovação por 17 votos a 10.

Gonet está no cargo desde 2023 e foi responsável por apresentar a denúncia que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. A recondução dele foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agosto.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...