Ouvindo...

Pesquisa aponta que 57% se dizem a favor de permitir reeleição

Pesquisa também indica que 59% são a favor de ampliar mandatos para cinco anos

Uma pesquisa Datafolha divulgada recentemente revela que a maioria dos brasileiros (57%) é a favor de permitir que presidentes, governadores e prefeitos disputem a reeleição. Em contrapartida, 41% dos entrevistados se posicionaram contrários a essa possibilidade, enquanto 2% não souberam responder.

Este resultado se contrapõe diretamente à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 12/2022) que tramita atualmente no Senado e visa acabar com a reeleição para cargos do Executivo, além de unificar a duração dos mandatos e as datas das eleições. O texto já foi aprovado em maio pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Curiosamente, o mesmo levantamento do Datafolha indica que 59% da população apoia outra medida prevista na PEC: a ampliação de todos os mandatos eletivos de quatro para cinco anos. Neste ponto, 37% dos entrevistados são contrários, e o restante se declarou indiferente ou não soube opinar. Caso a PEC seja aprovada, as mudanças seriam implementadas de forma gradual e não afetariam o pleito de 2026.

A pesquisa detalha o perfil dos que mais apoiam a reeleição presidencial. O índice é maior entre os jovens de 16 a 24 anos, os menos escolarizados e os mais pobres.

Leia também

O Datafolha realizou entrevistas presenciais com 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, nos dias 10 e 11 de junho, abrangendo 136 municípios em todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

* Com informações de Estadão Conteúdo.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.