Ouvindo...

Papa Leão XIV faz alerta a jovens sobre perigos da Inteligência Artificial

Pontífice falou pela primeira vez sobre o tema em mensagem enviada aos participantes da Conferência de Roma

Papa Leão XIV

O Papa Leão XIV fez um alerta nesta sexta-feira (20) sobre as consequências da Inteligência Artificial no desenvolvimento intelectual dos jovens.

“Todos estamos (...) preocupados com o destino das crianças e jovens, e as possíveis consequências do uso da IA em seu desenvolvimento intelectual e neurológico”, disse, em sua primeira declaração sobre o tema.

A fala do Papa foi através de uma mensagem aos participantes da segunda Conferência de Roma sobre IA. O encontro anual acontece nesta sexta-feira (20) no Vaticano e reúne líderes empresariais, políticos, acadêmicos e juristas.

Leia também

Acesso rápido

Leão XIV afirmou ainda que o acesso mais rápido às informações com o avanço tecnológico não deve ser confundido com inteligência.

“Nenhuma geração teve acesso tão rápido à quantidade de informações disponíveis agora graças à IA. Mas o acesso aos dados, por mais vastos que sejam, não deve ser confundido com inteligência”, acrescentou.

As preocupações ao Papa se encontram com a de seu predecessor Francisco, que defendeu o conceito de “algorética” (ética do algoritmo) e emitiu alertas sobre os perigos da IA.

Papa matemático

Robert Francis Prevost é formado em matemática e, desde que foi eleito líder da Igreja Católica, em 8 de maio, já mencionou os riscos associados à IA. É a primeira vez, no entanto, que ele aborda exclusivamente a questão.

Na terça-feira, ele disse aos bispos italianos que a IA, a biotecnologia, a economia de dados e as redes sociais são “desafios que questionam o respeito pela dignidade da pessoa humana”.

‘Deepfakes’ com o papa

O próprio Leão XIV foi alvo nas últimas semanas de desinformação através de “deepfakes” (vídeos muito realistas).

No início de junho, uma investigação da AFP identificou dezenas de páginas no YouTube e TikTok transmitindo mensagens geradas por IA simulando a voz do papa em inglês ou espanhol.

Segundo o relatório 2025 do instituto Reuters vinculado à universidade britânica de Oxford, publicado nesta terça-feira, a proporção de pessoas que dizem usar IA semanalmente para obter informações é mais alta entre os jovens: 12% entre menores de 35 anos e 15% entre menores de 25 anos, em comparação com 7% no total.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.