Ouvindo...

Moraes mantém prisão de Walter Delgatti em ação que condenou hacker e Zambelli

Ministro negou pedido da defesa de hacker e manteve prisão

Justiça Federal condenou o hacker Walter Delgatti Neto nesta segunda-feira

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, neste sábado (19), a prisão preventiva do hacker Walter Delgatti Neto, condenado junto com a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) pela invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Moraes aponta que as condutas pelas quais Delgatti foi condenado “são gravíssimas” e que ferem com os bens jurídicos tutelados. Para o ministro, não há fato novo que possa alterar os requisitos da decisão anterior que decretou e manteve a prisão preventiva.

No mesmo processo, a deputada federal Carla Zambelli foi sentenciada a 10 anos de prisão e teve a perda do mandato parlamentar decretada.

A prisão preventiva de Delgatti foi decretada em 1º de agosto de 2023 e o STF já negou liberdade por sete vezes anteriores, em 5 de novembro e 17 de dezembro de 2023; em 5 de abril, 27 de junho e 27 de setembro de 2024; e em 13 de janeiro e 22 de abril de 2025.

Essa, portanto, é a oitava negativa da Suprema Corte contra o hacker. A defesa do hacker informou que o pedido de liberdade é antigo, antes da condenação definitiva do hacker.

Delgatti está preso no Presídio de Tremembé (SP) há dois anos. Como a pena é de 8 anos e 3 meses, os advogados argumentam que ele já cumpriu 20% do tempo, o que abriria caminho para a progressão.

Condenação

O hacker foi condenado por inserir documentos falsos no sistema do CNJ. Entre os quais, um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Interrogado pela Polícia Federal na época da investigação, afirmou que acessou a plataforma do CNJ a pedido de Zambelli e a parlamentar teria sido a responsável por repassar a ele mandado de prisão falso contra Moraes. O documento foi incluído no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.