O vice-governador e governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), ofereceu apoio ao Rio Grande do Sul após as
De acordo com o governo de Minas, foram colocados à disposição apoio dos bombeiros, especialistas em desastres naturais, e agentes da Defesa Civil, além de equipamentos. Eduardo Leite agradeceu a ajuda oferecida, mas pontuou que não é necessário, por ora, reforço de pessoal ou de aparatos de resgate.
“A situação obviamente é grave e traz preocupação. Minas Gerais está mobilizada para poder atuar em socorro ao estado do Rio Grande do Sul no que for necessário. Ofereci a ele apoio com os nossos homens da Defesa Civil e dos Bombeiros, e das nossas aeronaves de resgate humanitário e médico”, afirmou Simões em áudio encaminhado à imprensa.
Ao menos 90 cidades gaúchas registraram problemas com alagamentos, deslizamentos e danos em residências. Em maio do ano passado, quando o estado registrou a pior catástrofe climática de sua história, o governo de Minas também disponibilizou pessoal e equipamentos, além de suprimentos e água potável para o Rio Grande do Sul.