Macaé elogia articulação do governo Lula com prefeituras em mutirão que reduz filas do SUS

A iniciativa do governo federal, em parceria com os estados e municípios, mobiliza 45 hospitais universitários, administrados pela Ebserh, em 24 estados do país

Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo (PT).

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo (PT), esteve em Belo Horizonte neste sábado (5), representando o governo federal no mutirão do Agora Tem Especialistas, que promove consultas e exames para reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). À imprensa, ela afirmou que o projeto só foi possível graças a uma articulação entre a gestão do presidente Lula (PT), o Ministério da Saúde, as prefeituras e os estados.

A iniciativa mobiliza 45 hospitais universitários, administrados pela Ebserh, em 24 estados brasileiros.

Leia também

O foco do mutirão, que acontece de forma simultânea em todos os hospitais federais, está em áreas prioritárias do programa, como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher. A previsão é de que sejam realizadas 10,3 mil cirurgias eletivas, consultas e exames previamente agendados.

Em Belo Horizonte, a ministra destacou a importância do diálogo entre o governo federal e as gestões municipais para rastrear as demandas dos pacientes, que, segundo ela, “muitas vezes começam nos municípios”. “Quando a pessoa precisa de uma consulta especializada, entra o programa Mais Especialidades Médicas. É todo um esforço do presidente Lula e do governo federal para que a gente possa ampliar o atendimento, com mais profissionais para essas especialidades”, explicou.

Mais de 2 mil profissionais da rede Ebserh — vinculada ao Ministério da Educação — foram mobilizados para o mutirão deste sábado, incluindo residentes, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e professores.

Segundo o Ministério da Saúde, estão agendadas: 1,1 mil cirurgias, 1,3 mil consultas e 7,9 mil exames, em 36 municípios de todas as regiões do Brasil.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...