Lula quer criar segunda data da independência do Brasil; saiba quando será

Presidente enviou ao Congresso proposta que torna o 2 de julho “Dia da Consolidação da Independência do Brasil”

O presidente Lula com os ministros Sidônio Palmeira (Secom) e Rui Costa (Casa Civil), além do líder do Governo no Senado, Jaques Wagner

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou na terça-feira (1º) um projeto de lei ao Congresso Nacional para definir o 2 de julho como “Dia da Consolidação da Independência do Brasil”. A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do país, em 1823, e é comemorada como Dia da Independência da Bahia, um feriado local.

Apesar disso, o texto enviado pelo governo não propõe a criação de um segundo feriado nacional da independência, como ocorre com o 7 de setembro.

"É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, disse Lula em um vídeo publicado nas redes sociais.

Leia também

Nas imagens, o presidente é acompanhado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), ambos ex-governadores da Bahia, além do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, também baiano.

“Isso não é conhecido da História porque não está nos livros didáticos brasileiros. A aprovação desse projeto e a promulgação vão mostrar que além de D. Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa Independência”, concluiu o presidente.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...