Lula nega briga com o Congresso e diz que impasse sobre IOF será resolvido com ‘negociação’

Presidente também minimizou o impacto político da disputa e afirmou que ainda há tempo para cumprir sua agenda de campanha

Lula e ministros durante participação em evento da Petrobras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou nesta sexta-feira (4) que exista uma briga entre o governo federal e o Congresso Nacional. A declaração foi dada durante cerimônia da Petrobras em Duque de Caxias (RJ), logo após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu tanto o decreto do Executivo quanto o ato do Legislativo sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Leia mais: Haddad elogia decisão do STF sobre IOF e nega crise entre os Poderes

“Parece que tem uma guerra entre o governo e o Congresso. Eu sou muito agradecido à relação que tenho com o Congresso Nacional. Até agora, nesses dois anos e meio, o Congresso aprovou 99% das coisas que mandamos”, afirmou Lula.

Leia também

Ainda segundo o presidente, o impasse sobre o IOF será tratado com “negociação”. “Quando tem uma divergência, é bom. A gente senta na mesa, vai conversar e resolve. O governo pensa uma coisa, o Congresso pensa outra, e nós resolvemos com negociação”, disse o presidente, seguindo a mesma tônica do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Leia mais: ‘STF virou Tutor da República?': decisão sobre IOF acirra tensão com o Congresso

Lula também minimizou o impacto político da disputa e afirmou que ainda há tempo para cumprir sua agenda de campanha. “Eu não quero nervosismo, porque eu só tenho um ano e meio de governo. Tem gente que já está pensando em eleição. Eles não sabem o que eu estou pensando. Se tudo correr como imagino, esse país pode ter pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes.”

Mais cedo, o presidente participou da reunião anual do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco dos Brics, e defendeu mudanças na política de financiamento das instituições multilaterais, além de propor discussões sobre uma moeda alternativa ao dólar.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...