O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na tarde deste sábado (19), com o chanceler brasileiro Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, em encontro que aconteceu no Palácio da Alvorada na parte da tarde.
Lula recebeu também na residência oficial da Presidência da República o embaixador Mauricio Lyrio, negociador do Brasil nos bloco dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
A conversa com Mauro Vieira durou cerca de duas horas e teve como foco a viagem do presidente Lula ao Chile, onde ele participa, na próxima segunda-feira (21), de uma cúpula internacional sobre a defesa da democracia.
Esse encontro reunirá líderes da esquerda, como, por exemplo, Gabriel Boric, presidente do Chile, Gustavo Petro, da Colômbia, Yawandu Orsi, do Uruguai, e também o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. Lula deve embarcar para Santiago ainda no final da tarde de domingo (20).
Em um ambiente político confortável, o presidente brasileiro deve abordar temas como a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro e também as recentes medidas adotadas pelo presidente norte-americano Donald Trump contra o Brasil.
Mais cedo,