Ouvindo...

Recesso no Judiciário: veja quais ministros do STF farão plantão e quais estarão de férias

O recesso se estende por todo o mês de julho

Fachada do Supremo Tribunal Federal

Durante o recesso do Judiciário, que se estende por todo o mês de julho, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) adotam diferentes regimes de atuação. Enquanto alguns mantêm a rotina normal de trabalho, outros entram em férias ou assumem funções específicas em regime de plantão ou jurisdição parcial. Veja detalhes abaixo:

Plantão da Presidência

O recesso é marcado por um revezamento no comando da Corte. O ministro Edson Fachin ficará responsável pelo plantão da Presidência entre os dias 2 e 16 de julho. Em seguida, assume o ministro Luís Roberto Barroso, que atuará de 17 a 31 de julho.

Ministros que trabalham normalmente

Apesar do recesso, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Nunes Marques mantêm a atuação regular ao longo do mês, sem alterações em suas agendas.

Férias

O único ministro que se afasta completamente das atividades no mês de julho é Luiz Fux, que entra em período de férias.

Trabalho parcial

Alguns ministros optam por regimes de trabalho restritos:

  • Flávio Dino atua de forma parcial de 2 a 14 de julho, com foco em determinadas classes processuais:
    • Cíveis: Controle Concentrado, Ações Originárias (AO), Ações Cíveis Originárias (ACO) e Petições (Pet)
    • Criminais: Inquéritos (INQ), Petições (Pet), Processos por Prerrogativa de Foro (PPE), Extradições (Ext), Ações Penais (AP), Habeas Corpus (HC) e Recursos em HC (RHC)
    • A partir de 15 de julho, ele retoma o trabalho em todos os processos normalmente.
  • Cármen Lúcia trabalha durante todo o mês, mas com foco exclusivo em processos criminais, como PPE, Ext, Inquéritos, AP e Petições.
  • Cristiano Zanin atua apenas em processos sob sigilo.

De acordo com o STF, o recesso do Judiciário não representa uma paralisação completa das atividades. Com o esquema de plantão e o trabalho parcial de alguns ministros, a Corte segue funcionando em regime especial para o atendimento de casos urgentes e por tramitações mais sensíveis.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.