Ouvindo...

CCJ abre prazo para Carla Zambelli se defender em processo sobre perda do mandato

Deputada terá cinco sessões deliberativas do plenário para apresentar defesa escrita e indicar provas

Deputada Carla Zambelli annciou que deixou o Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados fixou o prazo para que a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) se defenda do processo de perda do seu mandato. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (23).

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a perda do mandato. Os ministros recusaram o recurso da defesa e votaram para que a ação seja reconhecida como trânsito em julgado.

Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, encaminhou a decisão da Corte para a análise da CCJ. Pelo regimento, para que Zambelli perca o mandato, a representação contra ela precisa passar pela comissão e ser aprovada no plenário.

Leia também

Após a apresentação da defesa na CCJ, a comissão poderá realizar diligências, caso julgue necessário, e terá o prazo de cinco sessões para analisar o parecer sobre a representação, que poderá recomendar a procedência ou o arquivamento.

A decisão da CCJ será encaminhada ao plenário, onde será preciso o voto favorável de pelo menos 257 deputados (maioria absoluta) para confirmar a cassação do mandato da parlamentar.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universário de Brasília (Uniceub), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.