A Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) aprovou, nesta terça-feira (08), na Câmara Municipal de Belo Horizonte, um projeto que dá o nome do ex-governador Alberto Pinto Coelho a um dos viadutos do complexo da avenida Waldomiro Lobo, que cruza a Avenida Cristiano Machado, na Zona Norte da capital mineira.
A proposta é assinada pelos vereadores Helinho da Farmácia (PSD), e Maninho Félix (PSD). A comissão aprovou a proposta com votos favoráveis dos vereadores Uner Augusto (PL), Dra. Michelly Siqueira (PRD), Fernanda Pereira Altoé (NOVO), Ville (PL) e Edmar Branco (PCdoB).
Alberto Pinto Coelho morreu em 20 de novembro de 2023, aos 78 anos, em decorrência de uma leucemia contra a qual lutava há três anos. Ele teve quatro mandatos como deputado estadual, e foi presidente da Assembleia Legislativa em 2007, sendo reeleito ao cargo em 2009. Em 2014, Pinto Coelho assumiu o governo de Minas após a saída de Antônio Anastasia que na época deixou a cadeira para campanha eleitoral.
Um dos viadutos que é alça do complexo já recebeu, após aprovação da Câmara, leva o nome do sargento Roger Dias da Cunha, que foi baleado na cabeça, aos 29 anos, durante uma perseguição policial no bairro Novo Aarão Reis, também na região Norte da capital, em janeiro de 2024.
Projetos que mudam nome de vias, após serem aprovados pela comissão, não precisam passar por nova votação em plenário, de acordo com o regimento da Câmara Municipal de Belo Horizonte.