O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a véspera da reunião da Cúpula dos BRICS, no Rio de Janeiro, realizando reuniões bilaterais no hotel onde está hospedado no Rio de Janeiro.
Vietña
Neste sábado (5), o petista se reuniu com representantes da Etiópia e do Vietnã. Com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, o mais novo parceiro do grupo, os líderes celebraram a concretização da primeira exportação de carne bovina brasileira para o Vietnã e da primeira exportação de tilápia vietnamita para o Brasil.
O primeiro-ministro Pham Minh Chinh ressaltou a importância dos investimentos brasileiros naquele país, em especial na área de processamento de proteína animal.
Carne e peixe
Os dois reforçaram o potencial da cooperação nas áreas da agricultura, defesa, esportes, mineração, biocombustíveis e meio ambiente. O presidente Lula reafirmou o interesse da presidência brasileira do Mercosul em negociar um acordo comercial com o Vietnã.
Os dois países se comprometeram a realizar missões empresariais para ampliar as oportunidades de comércio e investimentos de parte a parte. Brasil e Vietnã também assinaram um Memorando de Entendimento sobre Cooperação no campo da Ciência, Tecnologia, Inovação e Transformação Digital. O primeiro-ministro vietnamita desejou êxito à realização da COP-30 no Brasil e confirmou a participação de seu país no evento em Belém (PA), em novembro.
Etiópia
O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, também confirmou presença na COP. No encontro com Lula, eles reforçaram o papel do bloco na defesa do multilateralismo.
Para saber mais como funciona o BRICS,