Jair Bolsonaro (PL) negou, neste sábado (21), que seu estado de saúde interferirá nos planos para as eleições de 2026. O ex-presidente é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe e também está inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030.
Bolsonaro
Questionado se suas condições de saúde poderiam atrapalhar uma possível candidatura, Bolsonaro respondeu: “Não, não, estou me sentindo bem, apesar dos 70 anos, não esperava chegar lá, estou muito bem fisicamente”.
Bolsonaro também disse que “está quase acostumado com essa rotina [de sentir-se mal]”. “Já foram sete cirurgias e eu espero que seja a última. O médico quer que eu coma mais devagar para evitar as crises de soluços, mas o resto está liberado. Se pagar um pastel e caldo de cana, vamos comer agora”, comentou o ex-presidente.
“No PL, [o nome para presidente] sou eu”, afirmou Bolsonaro. Ele também voltou a defender que os ataques de 8 de janeiro “não foram golpe”. “Criou-se essa fantasia do golpe, condenam pessoas inocentes a penas absurdas, e parece que agora querem chegar a mim”, completou.
De acordo com o médico Cláudio Birolini,