O reajuste de 5,26% dos profissionais da Educação da rede estadual voltará à pauta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) apenas na semana que vem. A expectativa da base de Zema é discutir o projeto na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) na próxima terça-feira (6). Com isso, a proposta ficaria pronta para ser votado em plenário, em 2º turno, na quarta (7).
Deputados deixaram projeto para a semana que vem
Desde a fase das comissões, a oposição e o deputado Sargento Rodrigues (PL), que tem atuado de forma independente, tentaram ampliar o reajuste de 5,26% para 18 categorias do funcionalismo e garantir que nenhum servidor receba menos que um salário mínimo na rede estadual. No entanto, todas as
Líder de Zema diz que negociações não estão encerradas
Apesar de trabalhar para derrotar as investidas da oposição , o líder do governo Zema na Assembleia, João Magalhães (MDB), não descartou completamente o fim das negociações. Porém, questionado pela Itatiaia, evitou antecipar o que está sendo negociado.
“Nós trabalhamos para que pudéssemos aprovar o projeto em primeiro turno sem alterações, e vamos deixar para a próxima semana, para a próxima terça-feira, a votação na FFO e, no plenário, na quarta-feira, para que até lá possamos construir algum ganho para o trabalhador, para os servidores do Estado”, disse Magalhães. “A gente está fazendo cálculos para ver o que a gente pode aprimorar, o que a gente pode dar de ganhos”, acrescentou.
A deputada Beatriz Cerqueira (PT) diz que a oposição tentará alterar o texto do governo Zema na reunião da comissão, na semana que vem.
“Agora, a gente pode novamente apresentar emendas na comissão e também tentar construir um parecer que atenda a essas reivindicações. Então, as duas coisas podem acontecer. Nós estamos trabalhando muito a respeito, as audiências públicas que aconteceram aqui na Assembleia foram feitas por nós, o bloco de oposição, para escutar os servidores. Ainda tem muita batalha para ser feita, foi só um primeiro turno de votação”, afirmou Beatriz Cerqueira.